Jeferson Oliveira foi escolhido como líder da bancada do PSD da Câmara de Vereadores. Com as filiações de João Fiamoncini, Jair Pedri e Arlindo Rincos, o partido passou a ter o maior número de representantes no Legislativo e agora se organiza formalmente para articular as ações dentro da Casa tendo em vista também as eleições de outubro. Na oposição ao governo Dieter Janssen, o vereador afirma que as ações da bancada vão ser decididas sob a ótica do que ‘é melhor para cidade’. Um dos focos deve ser formatar um projeto que se torne uma alternativa ao atual governo com a provável candidatura de Jair Pedri à majoritária. A executiva do PSD tem mantido conversas informais com diversos partidos e uma das possibilidades é uma aliança com o PSB de Ivo Konell. “Não há nada oficial, até porque o Ivo quer ser candidato e o PSD não abre mão da cabeça de chapa”, afirma o líder de bancada. Na proporcional, o partido vai concorrer com chapa pura apresentando ao eleitor 17 candidatos.

* * *

SC Saneamento

Screenshot_2016-05-18-15-55-01-1

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini (PMDB), palestrou ontem  na 46ª Assembleia Nacional da Assemae, na Scar. Falou sobre o projeto SC Saneamento, em parceria com o banco alemão KFW. A negociação envolve 100 milhões de euros a fundo perdido para saneamento básico de municípios com até 17 mil habitantes, com contrapartida de 20% do Estado. “O programa SC Saneamento vai influenciar diretamente na saúde da população e bem estar dos catarinenses. Vamos alavancar significativamente nosso índice de saneamento em Santa Catarina”, afirmou Chiodini.

* * *

Plano Diretor 

O Instituto Jourdan agendou para o dia 31 de março a 10ª oficina para debater o Plano Diretor. O evento vai acontecer a partir das 19h no Parque de Eventos e será aberto para toda comunidade. As outras nove oficinas, divididas por regiões, reuniram no total apenas 200 pessoas, o que revela certo desinteresse da sociedade no planejamento urbano. O Plano Diretor é responsável por embasar a lei zoneamento e a de parcelamento do solo, por exemplo, e é também uma ferramenta importante no controle das ações dos governos.

* * *

PCdoB quer Jean

Em reunião da executiva estadual do PCdoB, em Florianópolis, lideranças da sigla deixaram claro o desejo de ver Jean Leutprecht de cabeça de chapa na corrida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul. Seria a alternativa para a criação de uma frente de esquerda.

* * *

Reunião Comitê de Segurança

IMG_1183

A Prefeitura de Jaraguá do Sul foi anfitriã da reunião mensal do Comitê de Segurança que ocorreu na manhã de ontem. O comitê é formado por empresários, representantes de entidades, Polícias Militar e Civil e Prefeitura e discute questões relacionadas à segurança no trânsito e em geral. O prefeito Dieter Janssen e o secretário de Urbanismo Ronis Bosse expuseram na abertura da reunião as ações realizadas na cidade pela administração municipal entre elas a Ponte do Rau, Estação de Tratamento de Esgoto do São Luís, Estação de Tratamento de Água do Água Verde, Projeto da Ciclovia do Trabalhador, Via Verde entre outros.

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO