“Entidades empresariais lançam campanha ‘Eu voto!’ no Vale do Itapocu”

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

08/08/2018 - 04:08

“Eu faço a diferença. Eu voto!” Com este mote, as entidades empresariais do Vale do Itapocu pretendem motivar os eleitores da região a comparecerem às urnas nas eleições de outubro. A iniciativa foi apresentada durante a plenária da Acijs e Apevi, na noite de segunda-feira.

A linha condutora da campanha, como diz o presidente da Acijs, Anselmo Ramos, é a motivação para a mudança de comportamento do eleitor.

“Estamos nos aproximando de mais um pleito eleitoral e precisamos ter uma tomada de decisão quanto à nossa atitude no sentido de que não basta nos indignarmos. É somente através do voto que conseguiremos alterar este quadro político indesejável”, assinala.

O empresário lembra que há indicadores que apontam para um cenário de desinteresse pelo pleito. Estima-se que 60% de votos possam ser desperdiçados, seja pelo número de eleitores que não regularizaram seus títulos com a biometria (cerca de 9 mil pessoas), ou pelo não comparecimento às urnas, e ainda pelo voto nulo ou em branco.

Com a participação das agências CMC, Oodles, KWB e Woop, que fazem parte do Núcleo de Marketing da entidade, foram elaboradas peças que em breve estarão sendo divulgadas pela imprensa.

Anselmo Ramos também destaca que o comparecimento do eleitor é importante para aumentar e qualificar a representação regional. “Há bons candidatos que participarão das eleições, cabe ao eleitor fazer sua opção. Mas isto só poderá acontecer através da votação, e não simplesmente deixando de participar do processo eleitoral”.

As associações empresariais preveem que o colégio eleitoral do Vale do Itapocu tenha capacidade para eleger de dois a três deputados estaduais e dois federais, desde que, claro, o eleitor entenda a importância de fazer valer seu direito.

Acompanhando as obras

Divulgação OCP

O prefeito Antídio Lunelli e o secretário de Obras Onésimo Sell acompanharam na manhã de ontem as obras na rua João Pedro Vieira, no bairro Santo Antônio. Serão instaladas ao todo 18 peças de galerias de 5×2 metros.

O investimento é de aproximadamente R$ 130 mil. Um guincho com capacidade para levantar 60 toneladas foi posicionado no local para auxiliar nos trabalhos.

As galerias substituem uma antiga tubulação que não dava vazão suficiente em períodos de enxurrada, fazendo com que o ribeirão transbordasse e inundasse residências nas proximidades.

Novo inaugura comitê

O Partido Novo está convidando a imprensa para inauguração do comitê montado pela sigla no número 478 da Max Willian. Será no dia 16, às 8h30. Na oportunidade, o candidato a deputado federal, Leandro Schmöckel Gonçalves dará uma coletiva.

OS em Guaramirim

A Prefeitura de Guaramirim abriu credenciamento para qualificação e posterior seleção de Organização Social que tenha interesse em assumir a administração do Hospital Municipal Santo Antônio.

Essa é uma das maneiras de fazer com que a entidade possa atender também pacientes particulares e de convênios, uma das preocupações do prefeito Luís Antônio Chiodini (PP). O custo mensal da unidade aos cofres públicos é de R$ 1 milhão.

Eleições 2018

  1. A chapa montada pelo MDB tem raiz fincada no Norte do Estado. Além de Mauro Mariani, de Rio Negrinho-Joinville, Paulo Bauer (PSDB) representa Joinville-Jaraguá. E, depois, ainda tem Napoleão Bernardes, de Blumenau. O Norte conta com 940 mil eleitores, aproximadamente 20% do eleitorado de Santa Catarina.
  2. A chapa montada por Gelson Merisio (PSD), por sua vez, tem forte apelo no Oeste, região de Merisio, e na Capital, terra do ex-governador Esperidião Amin (PP). Raimundo Colombo (PSD) tem base em Lages e João Paulo Kleinübing, em Blumenau.
  3. A coligação MDB, PSDB, PR, PPS, PTC, PTB, DC, PRTB e Avante terá 107 candidatos a deputado estadual e 79 candidatos a deputado federal. “Não temos dúvidas de que nossa aliança ficou muito competitiva. Estamos com um grande exército formado e pronto para a batalha”, avalia Mauro Mariani. Os nove partidos da coligação somam juntos 1.439 vereadores eleitos e mais de 150 prefeitos, além de três senadores, 15 deputados estaduais e 9 federais.
  4. Já a aliança construída pelo PSD, PP, DEM e outras 12 legendas em torno da candidatura de Gelson Merisio a governador contará com o apoio de 124 prefeitos, 1.238 vereadores, 20 deputados estaduais e cinco federais.  O número provisório é de 172 candidaturas a deputado estadual e 82 a federal pela coligação.
  5. E o Rio Grande do Sul foi a região dos vices na eleição desse ano. Quatro são do Estado vizinho. Ana Amélia Lemos (PP), de Geraldo Alckmin (PSDB); Manuela d’Ávila (PCdoB), de Fernando Haddad ou de Lula (PT); Germano Rigotto (MDB), do correligionário Henrique Meirelles; e Hamilton Mourão, de Jair Bolsonaro (PSL).

Quer receber as notícias no WhatsApp?