Em uma operação que vem sendo feita pela Fujama e pelo Samae, técnicos apreenderam na madrugada de ontem cerca de 500 litros de lixo reciclado que tinham sido furtados. O motorista foi autuado e multado em R$ 5.300. Em outro caso, o infrator conseguiu fugir, mas foi identificado.

Segundo o presidente da Fujama, Normando Zitta, ambos já tinham sido avisados da nova legislação municipal, que tornou crime recolher o lixo reciclado. A intenção é beneficiar as cooperativas regularizadas, que geram emprego com carteira assinada, e impedir a proliferação de depósitos irregulares.

Desde o início de setembro estão em vigor as novas regras sobre o programa Recicla Jaraguá, que aplica multas para a coleta irregular dos resíduos recicláveis no município.

A legislação aprovada pela Câmara proíbe o recolhimento dos resíduos recicláveis por veículos automotores, ou seja, carros, caminhões, caminhonetes. “O pessoal como os carrinheiros, ou quem recolhe de bicicleta, não está abordado na lei”, frisa Zitta.

Além disso, a nova regra é restrita aos dias e rotas da coleta seletiva do programa Recicla Jaraguá.

Por exemplo, em uma rua onde a coleta seletiva é feita toda terça-feira, o material depositado um dia antes – na segunda-feira – ou no dia da coleta não pode ser recolhido por veículos automotores. A operação de combate ao recolhimento irregular deve continuar nos próximos dias.

Campeonato da superação

A presidente da Fesporte Natália Petry na abertura dos Parajasc com os atletas Vanildo da Silva Júnior, do atletismo, e Andressa Weiss, da bocha. Jaraguá do Sul sedia até domingo os jogos paradesportivos, são mais de 1.700 atletas de 46 municípios.

Propostas para Celesc

Dentre os temas que devem ser o destaque neste curto segundo turno em Santa Catarina está a proposta de privatização de setores estratégicos, como o energético, por exemplo. E ao que parece os dois candidatos têm posições antagônicas sobre o assunto.

Enquanto o candidato Moisés já defendeu, em entrevista, que a possibilidade de privatização da Celesc é um dos temas que devem ser debatidos em um eventual governo seu, Gelson Merisio garante que sua gestão descarta complemente abrir mão da empresa de energia catarinense.

Chiodini sai de férias

O prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini, assinou na tarde de ontem a ata de transmissão de cargo, passando o comando da administração municipal ao vice-prefeito, Osvaldo Devigili. Chiodini estará em férias pelos próximos 30 dias.

O ato contou com a presença de secretários de governo e vereadores. Durante a troca de comando, Chiodini destacou a união entre ele o vice.

“Tenho um vice-prefeito realmente atuando na administração. Diariamente trabalhando, fornecendo subsídios e também proporcionando o diálogo entre Prefeitura, secretariado e comunidade”, elogiou.

Tratamento médico e descanso

Luís Antônio Chiodini sai em férias também por recomendação médica, para tratamento de saúde. Segundo ele, os últimos três anos foram pesados no que se refere a estresse físico e mental.

“Mas isso não é desculpa, porque o Osvaldo realmente merece assumir a Prefeitura e viver essa experiência como prefeito”, apontou.

Vice quer continuidade

Osvaldo Devigili garantiu que tudo vai continuar como está e que sua prioridade, hoje, são as obras da Estrada Bananal. Ele solicitou aos presentes no ato que ajudem na fiscalização.

“Quero que essa engrenagem continue a funcionar, pois vou precisar de todos. Digo que estou preparado porque estou desde o primeiro dia aqui, sempre em contato. Estou à disposição de todos”.

Estrada Bananal

Está marcada para amanhã, às 11h, o lançamento oficial da pavimentação da estrada Bananal no bairro Bananal do Sul, na Recreativa Spezia.

A ordem de serviço para a pavimentação foi assinada ontem e agora a empresa Paviplan, vencedora da licitação, já está autorizada a começar os trabalhos.

Contra fake news

A Polícia Federal investiga a produção e a disseminação de fake news na campanha de primeiro turno no Estado. O pedido partiu do presidente do TRE, desembargador Ricardo Roesler.

A Justiça Eleitoral tem os nomes dos produtores e dos distribuidores destas noticias falsas, relativas a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral.

Cidade das guirlandas

A Câmara aprovou projeto de lei que declara Guaramirim como a “Cidade das Guirlandas”. A iniciativa já é desenvolvida desde setembro do ano passado, com o Natal das Guirlandas.

A ideia partiu do prefeito Antônio Luís Chiodini (PP), que admira a cultura natalina da serra gaúcha.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?