
* * *
A vice é impossível Boatos de que o prefeito Dieter Janssen (PP) poderia concorrer a vice em uma chapa composta pelo PMDB são infundados. Dieter nunca aventou a hipótese e, mais, pela lei eleitoral, para concorrer a outro cargo que não o mesmo, o prefeito teria que renunciar seis meses antes do pleito. “Puro boato de fogo amigo”, diz um pepista tradicional à coluna.* * *
Sessão solene
Durante sessão solene em comemoração aos 60 anos da Scar, o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) entrega homenagem a Fernando Springman, um dos fundadores da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul. O prefeito Dieter Janssen (PP) acompanhou a cerimônia e parabenizou o presidente da entidade, Udo Wagner, pela importante contribuição dada à cultura de Santa Catarina.
* * *
Estacionamento por tempo
Vereador Jeferson Oliveira (PSD) vai apresentar nos próximos dias projeto de lei que obriga os estacionamentos privados a cobrar dos usuários pela proporcionalidade do tempo, e não de hora em hora como acontece hoje. “Quem fica uma hora e dez minutos estacionado, por exemplo, hoje tem que pagar por duas horas. Não está certo”, defende. A proposta prevê que a cobrança seja de 15 em 15 minutos.
* * *
ICMS
A Prefeitura de Jaraguá do Sul pode seguir o município de Joinville, que anunciou que vai recorrer ao cálculo da Secretaria da Fazenda do governo do Estado, que determinou nova divisão constitucional do ICMS, atribuindo um Índice de Participação do Município (IPM) de apenas 9,1148707 sobre o total dos recursos que serão distribuídos para as 295 cidades catarinenses.
* * *
Na Regional
O delegado Adriano Spolaor assume hoje o comando da Delegacia Regional. Ele já vinha ocupando a cadeira interinamente desde a aposentadoria de Uriel Ribeiro. Além da segurança que é sempre prioridade, um dos desafios será melhorar o atendimento nos setores de emissão de carteira de identidade e motorista.
* * *
EM FOCO
Ex-prefeito Ivo Konell diz que o PSB deve lançar sua pré-candidatura em breve e, enquanto isso não acontece, as negociações com outros partidos tem sido a tônica. “Tem que conversar”, afirma. ••• A delegada de polícia e filha de Konell, Fedra Alcantara, também é um possível nome do partido para o pleito. Dias atrás, à coluna, confidenciou que tem sonho de se candidatar a um cargo majoritário. “Está no sangue, penso que poderia contribuir muito para cidade”, disse. ••• “Pelo jeito não é só em Brasília que presenciamos o desnorteamento da classe política para com os interesses populares. Os vereadores de Joinville, salvo raras exceções, aprovaram um aumento salarial de 9%, num momento crítico de nossa economia e que requer sacrifícios de toda a sociedade”. De leitor da coluna, Jonathan Mandalho. ••• Em Jaraguá do Sul, a promessa é que não haverá reajustes para vereadores e nem para ocupantes do Executivo. ••• O PMDB catarinense realiza, a partir do dia 10 de junho, até o final do mês de julho, 15 workshops para preparação de seus pré-candidatos, em todo o Estado. Serão repassadas orientações jurídicas e contábeis, informações sobre marketing digital, comunicação em multiplataforma e material de campanha. Os eventos acontecerão sempre nas sextas-feiras e sábados.