“Começa a campanha eleitoral mais curta e confusa da história”

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

16/08/2018 - 05:08

Começa nesta quinta-feira (16) a campanha para presidente, governador, deputados e senadores. Será a disputa mais curta da história recente do Brasil. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa dia 31 de agosto.

O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro; o segundo, para o dia 28. Para efeito de comparação, em 2014, data das últimas eleições presidenciais, o prazo final para o registro foi dia 5 de julho, três meses antes da data do primeiro turno.

A campanha no rádio e na televisão, que durou 45 dias, desta vez será limitada a 35. A previsão é que esse tiro curto privilegie quem tem mandato. Já são conhecidos, têm seus cabos eleitorais, diversos cargos e estrutura à disposição, sem contar que ficarão também com a maior fatia do fundo eleitoral.

Com a máquina na mão, os velhos caciques e seus afilhados esperam tratorar os principiantes ou até mesmo aqueles que estão dentro, mas não compactuam com o sistema. A única interrogação nesse ponto é como o eleitor, cansado de tantos escândalos e exausto da forma de se fazer política no país irá reagir. Na era da Lava-Jato, o voto funcionará como instrumento de limpeza?

E no rol de confusão, a corrida presidencial deste ano já começa batendo recordes. Lula (PT), mesmo preso e inelegível, lidera as pesquisas. Bolsonaro (PSL), o segundo colocado, é aposta dos indignados com o status quo, mas traz riscos altos para um país já tão sofrido pela instabilidade.

Geraldo Alckmin (PSDB), por sua vez, seguiu o roteiro da política tradicional, com ampla aliança e tempo de TV. Se o roteiro repetir o dos pleitos anteriores, deve crescer, mas nada é certo nessa eleição ainda incerta.

E no meio disso tudo, ainda há o desânimo dos eleitores. Como disse o prefeito Antídio Lunelli, em declaração à coluna, o primeiro desafio é motivar o povo a sair de casa no dia 7 de outubro para votar.

Sabe aquela máxima: o que está ruim pode piorar, vale bem nesse momento para reforçar que é o voto o mais poderoso e essencial instrumento de mudança. Cruzar os braços é estratégia suicida.

Na Vila Lenzi

Na manhã de ontem, acompanhado do diretor de Trânsito Írio Riegel, o prefeito Antídio Lunelli (MDB) foi até a Vila Lenzi conferir as obras de asfaltamento e analisar os projetos de implantação de faixas elevadas nas vias, para diminuir os riscos de acidentes.

As ruas Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, Maria Umbelina da Silva, Irmão Leandro e Padre Alberto Romualdo Jakobs, numa extensão total de 2.406,25 metros, foram recapeadas. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Parceria firmada

O deputado Carlos Chidoni (MDB) garantiu a Jorginho Mello (PR) que vai trabalhar pela sua eleição ao Senado Federal na região de Jaraguá do Sul e dentro do MDB.

A conversa ocorreu durante o primeiro encontro da coligação “SC Quer Mais”, que reuniu os candidatos a deputado estadual e federal com os candidatos à majoritária.

Largada na campanha

O candidato a deputado federal Leandro Schmöckel Gonçalves (Novo) receberá jornalistas da região na manhã de hoje para uma coletiva e inauguração do comitê de campanha, a Casa Laranja que fica na rua Max Wilhelm, 478, bairro Baependi.  Logo após, fará uma caminhada com filiados e apoiadores do partido pelo centro da cidade.

Dallagnol em Joinville

O Observatório Social do Brasil de Joinville anunciou uma palestra com o procurador da República Deltan Dallagnol para falar sobre ações de combate à corrupção.

O evento foi agendado para 12 de setembro, no auditório da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) Elias Moreira.

O Observatório Social de Joinville está completando um ano e conta com 25 colaboradores – todos voluntários.

Veto deve ser mantido

Menos por juízo e mais por saber que podem ser acionados pelo Ministério Público, os vereadores de Jaraguá do Sul devem manter o veto do prefeito Antídio Lunelli (MDB) à emenda de Jackson Ávila que previa o rebaixamento de 90% das calçadas em frente a comércios. O veto ainda não tem data para ser analisado em plenário.

Homenagem à CDL

Atendendo requerimento do vereador Pedro Garcia (MDB), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza hoje uma sessão solene para marcar os 50 anos da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). O evento terá início às 19h na sede do Legislativo.

Para diminuir a velocidade

Celestino Klinkoski (PP) lamentou a morte de mais um motorista na rua 25 de julho, no bairro Vila Nova, na madrugada do último sábado. O vereador lembrou na tribuna que o local onde ocorreu o acidente foi um dos indicados por ele para receber uma faixa elevada. Klinkoski reforçou ao setor de trânsito da Prefeitura o pedido, com o objetivo de evitar novas tragédias.

Fundo para crianças e adolescentes

O deputado Vicente Caropreso (PSDB) aproveitou a tribuna da Assembleia Legislativa para sair em defesa das crianças e adolescentes. O tucano lembrou estudo da Unicef que apontou que seis em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de pobreza no país.

O tucano protocolou um projeto de lei que pode ajudar a mudar essa realidade por meio do FIA – Fundo da Infância e Adolescência. Entre as mudanças, está a obrigatoriedade das empresas controladas pelo governo, como Celesc e Casan, por exemplo, de destinarem anualmente 1% do Imposto de Renda devido a programas vinculados ao FIA.

A Lei cria também a possibilidade de empresas não controladas pelo Estado doarem e, neste ponto, conseguirem além do incentivo ordinário, 1% do IR, crédito para abatimento de até 50% de dívidas já existentes com o fisco estadual.

Quer receber as notícias no WhatsApp?