As perguntas que o eleitor deve responder

Por: Elissandro Sutil

29/09/2016 - 12:09 - Atualizada em: 29/09/2016 - 12:59

Os candidatos à Prefeitura foram alvejados nos últimos 40 dias com questionamentos, entrevistas, sabatinas e debates. Tiveram que apresentar seus planos de governo, falar de suas vidas, seus erros e acertos. Mas, antes de ir às urnas, é o eleitor quem deve responder para si mesmo qual Jaraguá do Sul ele deseja ver.

Uma cidade do futuro, sustentável, boa de se trabalhar e viver, com desenvolvimento, oportunidades, infraestrutura, qualidade de educação, com médicos nos postos, lazer ao ar livre – esses itens certamente atendem a resposta da maioria. Avaliar com critério quais dos concorrentes têm maior potencial de transformar tudo isso em realidade é outro questionamento necessário.

Campanha do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) levanta a reflexão ainda sobre “O que você quer melhorar na sua cidade?” e “Você sabe quem pode resolver isso?”. A ideia central é que uma população bem informada sobre seus direitos e deveres e esclarecida sobre a importância do voto é o primeiro passo para formar um eleitor consciente e atuante na sociedade. O domingo se aproxima e a responsabilidade de cada cidadão aumenta.

linha azul

Um poste no meio do caminho

pagina 4

Leitor da coluna, Arnaldo Schultz, registrou a obra de pavimentação da rua Roberto Seidel, em Corupá. A pressa para entrega fez com que os postes fossem deixados no meio da via que dá acesso à  Rota das Cachoeiras. “Além do risco de acidentes pela localização dos postes e da inexistente sinalização, quando os postes forem deslocados para a calçada, a obra será remendada”, critica ele.

linha azul

Encerramento de campanha 

A coligação Jaraguá Mais Forte programou para hoje o último comício, às 19h30, no Vieirense, Vila Lalau. Antídio Lunelli (PMDB) e Udo Wagner (PP) vão aproveitar para agradecer o empenho da militância e pedir concentração nessa reta final.

linha azul

Amarildo defende agilidade

Membro da comissão processante que avalia a perda de mandato de José de Ávila, o vereador Amarildo Sarti (PSDB) diz que não há motivos para arrastar os trabalhos até o fim do ano. “É preciso esperar o prazo para defesa e só. A justiça já julgou, ele foi condenado, não temos que colher provas nem nada. O processo está transitado em julgado. Temos que aplicar o que determina a lei e fazer o que o povo nos cobra, que é lisura na política”, defende. O problema é que tanto o presidente da comissão, Jeferson Oliveira (PSD), quanto o relator, Arlindo Rincos (PSD), são aliados de Ávila e não têm a mesma pressa.

linha azul

Voto nominal 

Partidos tradicionais e fortes por receberem muitos votos de legenda enfrentam na eleição do próximo domingo um desafio inédito: traduzir a identificação em escolhas por candidatos específicos. É que em 2016 será aplicada pela primeira vez uma regra inserida na reforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado: além de o partido ter de superar o quociente eleitoral, seus aspirantes a vereador agora precisam ultrapassar 10% desse índice em votos nominais. O objetivo da mudança é evitar a eleição de aspirantes com baixa representação. Caso o candidato não alcance seu mínimo, a vaga será redistribuída a outros partidos ou coligações.

linha azul

Massaranduba

Mais um dia de indefinição sobre a candidatura de Armindo Sesar Tassi (PMDB), em Massaranduba. Segundo a assessoria de imprensa do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a previsão é que todos os recursos sejam julgados até sábado. Tassi teve o registro de candidatura negado por ter sido condenado por abuso do poder econômico na eleição de 2012, mas recorreu da decisão.

linha azul

ELEIÇÕES 2016

O PMDB decidiu que a melhor estratégia é manter Antídio Lunelli ausente nos debates desta semana. Como lidera as pesquisas eleitorais, o entendimento é que o candidato é o alvo preferido dos adversários, que iriam optar pelo ataque ao invés do debate de propostas.

•••

Entre os vídeos mais assistidos na página ‘Um vereador pra chamar de meu’ está o do professor de educação física Chicão, do PT.

•••

Chefe do Cartório Eleitoral, Eduardo Arbigaus diz que o trabalho tem sido intenso nos últimos dias. Além dos serviços que envolvem a organização da eleição em si, a estrutura tem recebido uma média de quatro a cinco denúncias por dia. A maioria de propaganda irregular e pedido de direito de resposta.

•••

Em Guaramirim, Nilson Bylaardt (PMDB) faz comício hoje, às 19h30, em frente à Rádio 105. No sábado, está prevista carreata. Luiz Chiodini (PP) tem reunião hoje com eleitores do Centro e da Caixa D’Água.

•••
Nenhuma versão oficial foi divulgada, mas ontem, pelo Corticeira, carro de som de Paulo Veloso (PR) circulava com adesivo do 11.