OCP+Equilíbrio: Adoçantes são todos iguais?

Três mulheres de máscara

Daiana (E), Ana Paula e Polyana | Foto: Cláudio Costa/OCP News

Por: OCP + Equilíbrio

30/04/2021 - 14:04 - Atualizada em: 30/04/2021 - 14:28

Um dos passos mais importantes da dieta é a redução do consumo de açúcar, que pode causar diversos problemas de saúde, como obesidade, diabetes, colesterol alto, gordura no fígado, pressão alta e até mesmo o câncer.

Mas, é comum que a pessoa deixe de consumir muito açúcar e passe a utilizar adoçante em excesso. E a pergunta que não quer calar é: adoçantes são todos iguais?

A nutricionista Polyana Souza, do Spa Health explica que existe uma grande diferença entre adoçantes artificiais e os naturais. Os artificiais são o ciclamato de sódio, sacarina, sucralose, aspartame.

“São adoçantes que o nosso corpo não reconhece, por serem artificiais, e aí eles acabam agredindo a flora intestinal e essas substâncias podem ser, inclusive, cancerígenas”, alerta a profissional.

Polyana indica que, ao fazer a substituição do açúcar por adoçante, opte-se pelos adoçantes naturais, como o xilitol e o eritritol.

A empreendedora Daiana Rumpf, proprietária da Naturale, ressalta que adoçantes naturais não prejudicam o intestino.

“Algumas pessoas têm algum desconforto com o xilitol, como gases, mas não são todos que vão ter. Da mesma família tem o eritritol, que causa menos desconforto. Eles são muito parecidos, não têm residual amargo, você pode substituir na receita: vai tantas xícaras de açúcar, é a mesma quantidade do xilitol”, explica.

Daiana comenta que o xilitol é muito prático para ser usado no dia a dia, podendo ser usado para adoçar o café, sucos e vitaminas. Na cozinha Naturale, é utilizado o Stévia na fabricação das deliciosas tortas e sobremesas. Para o cliente, a loja oferece o Stévia em gotas.

“Esse é 100%, mas tem que cuidar muito com a questão dos produtos que trazer ‘com Stévia’, porque nesse caso não significa que é somente Stévia e isso confunde o consumidor na hora de buscar o seu substituto do açúcar”, relata. Outra marca citada por Daiana é a Snew, que trabalha com adoçantes naturais.

Portanto, se for optar pelo uso de adoçante, fique atento à composição do produto e escolha sempre o natural.

Acompanhe no Instagram:

@ocpmaisequilibrio

@claudiocosta.jornalista

@anahhgoncalves

@equilibrio_academia_sc

@ocpnews

@naturale.produtos

@receituariomagistral

@esteticaspahealth

O OCP + Equilíbrio tem o patrocínio de: