“Schützenfest – mais um tiro na mosca!”

Por: Nelson Luiz Pereira

18/11/2019 - 20:11 - Atualizada em: 18/11/2019 - 20:23

Fiel a sua inovadora proposta de festa ‘familiar germanizada’, nossa Schützenfest (festa do tiro) encerrou sua 31ª edição no domingo (17), com sucesso inquestionável. O clima vibrante, participativo e entusiástico que caracterizou a festa, corrobora o que já proclamara, em edição passada, o presidente da CCO – Comissão Central Organizadora, Alcides João Pavanello: “Graças à Deus, o espaço está se tornando pequeno”.

Seguindo o ritmo de cada edição, esta também registrou recordes em todos os quesitos. Oportuno salientar que o “tiro na mosca”, por parte dos mentores da festa, tem se dado pela precisão da mira em cinco alvos vitais: i) o resgate de sua identidade; ii) a sua logística e auto sustentação; iii) a alteração de sua data para novembro; iv) o seu constante aprimoramento a cada edição; e v) a ‘compliance’ das ações norteadas por seu regulamento.

No contexto geral, mais uma vez, esta edição prova que as pessoas já não vão a uma festa ocasional, elas vão à Schützenfest, uma manifestação cultural festiva. Um ambiente familiar de entretenimento, seguro, organizado, limpo, com o concorrido tiro ao alvo, gastronomia, bebida, música, dança, desfiles e, obviamente, a simpatia e beleza das majestades. Enfim, um evento inteiramente típico e envolvente.

Crescente contingente de pessoas caracteristicamente trajadas também tem agregado originalidade à festa. Fica, então, a convicção de que a gradativa adesão de nossa gente a essa nova proposta da festa, prova que as raízes culturais de nossa comunidade estão pulsantes. Manter viva a memória histórica, valorizando a cultura, representa a forma mais autêntica e legítima de preservar e dar sentido ao que somos; nossas características, costumes, valores e expressões.

Parabéns Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, CCO e voluntariado, por mais um notável trabalho realizado.