Recontando a história | As contas e os recrutas

Por: Nelson Luiz Pereira

05/04/2018 - 10:04 - Atualizada em: 05/04/2018 - 10:31

Caro leitor, você está viajando pela página 2 do Órgão Independente e Noticioso O Correio do Povo, edição nº 37, publicada em 15 de janeiro de 1921. O conteúdo desta página resumia-se em duas informações importantes para os munícipes: i) o orçamento do município, e ii) a relação dos sorteados para o serviço militar. Vale registrar que nesta época as tarefas de impressão e diagramação das páginas se davam por meio do processo linotipo (derivado da expressão line-of-type), ou tipos de chumbo fundidos para gerar linhas inteiras de texto. Um sistema revolucionário se considerarmos que os primeiros jornais surgiram na China do século 8, sob a forma de boletins escritos à mão. A prensa de Johann Gutenberg só viria inaugurar a era do jornal moderno em 1447. Quase meio milênio mais tarde, em 1889, é que surge a linótipo, máquina inventada por Otto Merganthaler, revolucionando a técnica e a produtividade de composição de páginas, sistema também utilizado pelo O Correio do Povo.

Orçamento municipal para o exercício de 1921

Se você, caro leitor, sente-se indignado com a atual carga tributária que lhe recai, saiba que na década dos anos 1920 só não se pagava imposto para respirar. Tome por amostra, as tabelas C e D do respectivo orçamento municipal, e observe os tipos de impostos arrecadados pela voraz Prefeitura. Seguramente, você não escaparia de um imposto pelo simples fato de possuir um cão, um cavalo, ou até mesmo por abater um porco. Como também não seria isento de tributo se tivesse o dom de tocar um instrumento musical. Talvez você não se encaixasse em nenhuma dessas condições tributárias, mas alimentasse o hábito de um corriqueiro joguinho de bilhar com os amigos, só isto lhe custaria um imposto de 25$ (vinte e cinco réis). Como se não bastasse, “outros divertimentos não especificados” também eram taxados. Fazendo uma analogia com a carga tributária de nossa realidade atual, constataremos que, em tese, houve um relativo encolhimento da base tributária, porém, as alíquotas aumentaram substancialmente.

Relação dos jaraguaenses sorteados para o serviço militar:

O quartel do 13º Batalhão, acantonado em Joinville, receberia naquele abril de 1921, 54 recrutas jaraguaenses sorteados para o serviço militar. A relação publicada no OCP trazia o nome do recruta sorteado, com respectivos nomes do pai e da mãe. Se você, caro leitor, identificou alguém de sua família, entre em contato conosco pelo e-mail nelson@ocpnews. com.br ou 98841.5576, para que possamos conhecer e publicar um pouco da história. 1 1 2 2