“Centenário OCP – O mais antigo do estado é de Jaraguá”

Por: Nelson Luiz Pereira

12/01/2019 - 08:01

Atento ao presente e orientado para o futuro, O Correio do Povo, adentra o ano de seu centenário a ser dignamente celebrado em 10 de maio. Como periódico mais antigo em circulação do estado de Santa Catarina, a atual rede OCP de comunicação, nasceu num momento contextual da história brasileira em que imperava a chamada República Velha (1889 – 1930).

Como qualquer jornal da época, o OCP, fundado em 10 de maio de 1919, por Venâncio da Silva Porto, também sofreu as agruras do Decreto 85, de 23 de dezembro de 1889 que reprimia a liberdade de expressão social e, em particular, à liberdade de imprensa, essa, por sua vez, cerceada completamente por ocasião do golpe de estado de 1937. Embora tenha experimentado as tirânicas mordaças, o mundo evoluiu e o OCP também. Espera-se, doravante, que Instituições importantes como Imprensa Livre e Democracia sigam protagonizando o processo de renovação deste país.

O OCP resistiu as turbulências da história, e segue testemunhando, pautando e registrando o cotidiano regional, cônscio de que o presente e o futuro impõem novos desafios preponderantes para continuidade e sucesso da sua tarefa de informar. A coerência da narrativa e relevância do conteúdo já se tornaram prerrogativas elementares. Os atuais consumidores de informação, numa época onde tudo é conteúdo, anseiam por algo diferenciado e exclusivo. Então, ancorado nessa premissa, o leitor atento e crítico sempre buscará uma fonte confiável. A ordem, já absorvida pela rede OCP, é perseguir e dominar a nova dinâmica da comunicação multiplataforma, num panorama de convergência midiática, sustentada em marca reconhecida, confiável e respeitada.

Ampliando e projetando essa visão, significa dizer que o novo jornalismo continuará sim, com sua missão de informar com credibilidade, responsabilidade e liberdade, porém, transcendendo a prática de fornecer notícias, e incorporando, sob perspectiva transformadora, o propósito de ser agente formador de opinião e promotor de meios legítimos para uma sociedade mais evoluída.

Ansioso, o time OCP conta os dias para brindar seu centenário enaltecendo seus fundadores, administradores, parceiros e leitores, reafirmando sua missão de “informar e conectar a comunidade com os fatos que impactam sua vida”, perseguindo sua visão de “ser a fonte líder de notícias e informações da região” e fortalecendo seu core business de fornecer “informações em multiplataforma para consumidores de conteúdo, e audiência para anunciantes”.