“As vantagens e eficiência do GNV”

Foto Divulgação

Por: Mundial Auto Mecânica

18/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 18/08/2020 - 12:01

A eficiência e a economia proporcionadas pelo GNV (Gás Natural Veicular) estão fazendo com que cada vez mais proprietários de veículos procurem pelo serviço de instalação do “kit gás”.

Apesar de, há alguns anos, ter sido questionado por muitos motoristas mais conservadores, a evolução da tecnologia permitiu que o combustível garanta a potência dos motores sem causar qualquer tipo de prejuízo, além de ser ecologicamente menos danoso.

Hoje, sabe-se que o GNV pode ajudar a aumentar a vida útil do motor, já que ele não tem nenhuma propriedade que contamine o óleo ou que traga carbonização para o motor. É um combustível 100% limpo, e é isso o que os motoristas podem ter em mente na hora de decidir por incorporar o kit gás em seu veículo.

Mas fique atento ao buscar ajuda profissional para a instalação. A conversão e manutenção do sistema GNV só pode ser feita por oficinas mecânicas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Manutenção preventiva

Como todo sistema veicular, é preciso estar atento aos cuidados necessários para o melhor desempenho do carro e proteção do motorista e passageiros. A manutenção preventiva deve ser a principal tomada de atitude do condutor e proprietário do veículo.

Assim como a instalação, para fazer a manutenção é importante contar com empresas credenciadas no Inmetro para o serviço, afinal, os órgãos não credenciados não sabem quais as ferramentas adequadas para fazer a manutenção corretamente.

O processo de manutenção do “kit gás” envolve a troca do sistema de ignição, os cabos, as velas e o filtro de ar dos veículos GNV. Isso ocorre porque o combustível provoca maior desgaste nesses componentes. Por isso, a recomendação é trocar o filtro de ar a cada 10 mil km rodados e as velas a cada 20 mil km, no máximo.

A válvula de segurança também deve ser observada, afinal, é ela que trará segurança aos ocupantes do veículo caso ocorra algum vazamento de gás. Elas têm como função interromper o vazamento por um tempo determinado. Quando vazamentos ocorrerem, procure ajuda especializada o quanto antes, pois as válvulas só funcionam de forma emergencial e não resolverão a causa do problema.

Em casos de vazamentos, necessidade de manutenção ou instalação do seu kit gás, a Auto Mecânica Mundial pode te ajudar. Temos uma equipe especializada na área e poderá também tirar todas as suas dúvidas sobre o sistema.

Dica de ouro: tenha sempre cuidado com quebra-molas, rampas e outras elevações da pista, pois grandes impactos podem danificar a tubulação localizada do cilindro até o redutor.

Onde encontrar

A Mundial Auto Mecânica fica na rua Massaranduba, 100, bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Você pode marcar um horário pelo telefone: (47) 3372-3960. Saiba mais sobre nós pelo Facebook da Auto Mecânica Mundial.