“Conheça os mitos e verdades quando o assunto é carro”

Por: Auto Mecânica Melchioretto

16/10/2018 - 11:10 - Atualizada em: 16/10/2020 - 13:41

Quando o assunto é carro, existem muitas dúvidas sobre o que é mito e o que é verdade. Confira alguns esclarecimentos para não perder tempo no assunto.

Carros com câmbio automático consomem mais combustível?

MITO

Os câmbios automáticos possuem eficiência muito maior do que há alguns anos, com trocas mais rápidas e melhor aproveitamento de torque.

É fato que no passado a transmissão automática fazia o motor trabalhar sob regimes muito altos, o que consequentemente aumentava o consumo. Porém, os atuais têm um dispositivo chamado embreagem de bloqueio, que ajuda a manter os giros baixos em marchas reduzidas

Rodar com o tanque na reserva estraga o carro?

VERDADE

Em tempos de crise é normal rodar com pouco combustível. Mas saiba que isso diminui sensivelmente a vida útil da bomba. Chegar até a reserva vez ou outra não tem problema, o que estraga a bomba de combustível é viver na reserva.

Manter a mão na alavanca de câmbio enquanto dirige, pode causar danos?

VERDADE

Causa danos a caixa de marchas e desgastes nas buchas da alavanca de marchas. Também é proibido dirigir somente com uma mão no volante, conforme as leis do trânsito.

Carro parado na garagem precisa fazer revisão?

VERDADE

O carro necessita fazer revisão por tempo ou por quilometragem, de acordo com as recomendações do fabricante. As peças se desgastam com o tempo, mesmo parados.

Gás do ar condicionado fica velho, necessitando trocá-lo?

MITO

O gás do ar-condicionado não acaba por conta do uso, nem fica velho. O único motivo para recargas ou substituições é o vazamento decorrente de algum problema no reservatório, ou nas mangueiras.

Caso contrário, ele deve durar toda a vida útil do veículo.

Agora que você já conhece os mitos e verdades, siga as orientações corretas e mantenha seu veículo revisado.

Onde encontrar

Na rua 25 de Julho, 1715, na Vila Nova em Jaraguá do Sul. Para marcar um horário, entre em contato pelo telefone: (47) 3371-5928. Para ficar por dentro das novidades, curta nossa página no Facebook (@AutoMecanicaMelchioretto).