“Uma pitada de sal na sobremesa master chef”

Por: Mariju de Lima

27/10/2018 - 04:10 - Atualizada em: 27/10/2018 - 10:21

Esta semana fui conhecer A Casa do Chef Bistrô, que apresenta o conceito house of food, de cozinha compartilhada, um modelo de restaurante bem difundido no mercado gastronômico do eixo Rio-São Paulo e que ainda é novidade em Florianópolis. Há um ano em funcionamento, o local conquistou um público cativo que busca um ambiente aconchegante, atendimento personalizado e, o principal, comer comida boa e de qualidade. O cardápio é itinerante, com chef e menu diferentes a cada semana, tornando cada jantar um evento especial.  Tive a oportunidade de experimentar o menu assinado pela chef Roberta Magro, conhecida pela participação na atual temporada do reality Master Chef Brasil Profissionais e que escolheu Florianópolis para morar.

Com a chef Roberta Magro na Casa do Chef Bistrô em Coqueiros

Na entrada foi servido camarão empanado na tapioca com chutney de manga e folhas. Uma combinação leve e adocicada, preparando o paladar para, como diriam os master chefs do programa: “uma explosão de sabores” do prato principal: Polenta 4 Estações (polenta com barriga de porco, cogumelos e legumes). Listando esses ingredientes dessa forma, não dá a ideia de quanto o prato é saboroso e bem temperado, sem excesso. A inspiração do cardápio, explicou Roberta, veio de suas raízes do interior paulista.

A entrada de camarão

Inspiração na comida do interior

Ao servir a sobremesa ela avisou que não seria um doce qualquer de fruta: é de manga, mas os sabores são diferentes. E foi a grande surpresa da noite, pois era salgada. Isso mesmo, salgada! Um sourbet de manga verde com flor de sal, crocante de gengibre e azeite de coentro. Uma mistura, inusitada, mas que degustada com todos os ingredientes ao mesmo tempo é interessante e realmente surpreendente, porque, em geral, esperamos comer sobremesas bem doces. Gostei, mas não é algo natural ao paladar na primeira colherada. Foi interessante inverter a ordem dos sabores, começando pela entrada levando mais pro doce, passando pelo tempero mais consistente e terminando num doce-salgado. Foi inteligente! Parabéns, à chef, que além de proporcionar essa experiência deliciosa, é uma simpatia de pessoa, conversando e sendo acessível aos clientes!

A sobremesa mais salgada que já comi. E tava boa!

 

Parabéns também para os sócios proprietários do local, os casais Natália Dodl e Thiago Hoeltgebaum; e Catiane Pereira e André Vieira, que também são responsáveis pelo atendimento nas mesas.  Para quem ficou curioso, a Casa do Chef Bistrô fica na Rua Emílio Meyer (esquina com a Rua Miguel Daux), nº 80, em Coqueiros, Florianópolis. Informações e reservas: (48) 3030-3081 e 99106-1852 e no site www.acasadochef.com.br.

Atividades gratuitas no Beiramar

Em comemoração ao aniversário do Beiramar Shopping, neste sábado (27), tem música ao vivo a partir das 14h, no vão central, com Luiz Zago no piano, show de Jack e Ruy e Leleco Lemos & Floripa’n’Bossa. No domingo (28), a partir das 16h, terá atração para as crianças com a  peça “Mix de Circo” com malabares, palhaço e mágicas com o Grupo Circus Fever e, na sequência, o Grupo Elefants apresenta a peça “O Caco não lava o pé”.

 

 

Festival de cerveja artesanal no Estreito

Nos dias 2 e 3 de novembro será realizado o 2º Festival Floripa Craft Beer na Beira-mar do Estreito. Serão 23 cervejarias catarinenses e uma variedade de 120 chopes. Na programação musical, haverá apresentação das bandas Os Capôs (Rock/Blues), Green Day Cover PPE (Punk Rock) e Vintage Cult (Eletro Rock), Johnny Bosco, Ravenna, Barba Branca e Red Hot Chili Peppers Cover Funky Monkeys.

Na praça de alimentação, a novidade é que, seguindo o princípio das cervejas artesanais, que rejeitam conservantes químicos, não serão comercializados refrigerantes, somente sucos num Truck especializado com mais de 20 opções da bebida natural, além da kombucha, um chá gaseificado reconhecido pelas suas propriedades probióticas.

Serviço

2º Floripa Craft Beer

Datas: 2 e 3 de novembro – das 11h30min às 22h

Local: Bolsão da Beira-mar Continental (Estreito) – Avenida Cláudio Alvim Barbosa, Florianópolis-SC

Quanto: Entrada gratuita; cervejas a partir de R$ 8,00 e alimentação a partir de R$ 15,00.

 

Música e poesia

Neste sábado (27 ) será de muita música e poesia na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. A partir das 14h, está programado o lançamento do EP Passeio, da banda Brumário e do disco Bulnes 12 40, do músico Denis Graeff. Durante a tarde também está programado o lançamento da coleção de poesias Blues para Buda, de Juliano Malinverni. A entrada é gratuita.

Serviço

 Lançamentos da banda Brumário, do cantor Denis Graeff e da coleção de poesias Blues para Buda

Data: 27 de outubro de 2018 – sábado

Horário: 14h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3224-8846

Quanto: Entrada gratuita

 

Até a próxima!

Continuem me acompanhando por aqui e me enviando sugestões para o e-mail marijudelima@gmail.com. Para o whatsapp (48) 9993-7622 e no instagram pelo @marijudelima e @mosquiridos.  Quer receber as novidades toda semana pelo whatsapp? Me avisa que te envio!