Arte urbana no Rio Tavares, comida mineira, música brasileira e chope artesanal à beira da praia

Arte em muro da SC-405, Rio Tavares, é resposta do desafio do leitor

Por: Mariju de Lima

27/04/2018 - 08:04

Oi gente quirida!

Esta semana abro a coluna com a foto do desafio do leitor, lançada no instagram do @mosquiridos e no meu perfil do Face. O grafite “Floripa eu te amo” está em um muro na SC-405, principal rodovia do Rio Tavares. A arte urbana demonstra o espírito jovem e beach lifestyle da região. Descobri essa imagem recentemente, dando um passeio pela Costa Leste da Ilha no nosso Fusca 76. E não foi só isso que me chamou a atenção por lá: teve praia de outono, almoço em um dos meus lugares preferidos de comida mineira em Florianópolis  e uma esticadinha pela Lagoa da Conceição.

Praia de outono do Rio Tavares: areia é fofa e o mar propício para pegar ondas

Uai, é comidinha mineira bôa, sô!

Seja para tomar café, fazer um lanche, almoçar ou levar quitutes, queijos e bebidas para casa, o restaurante Uai de Minas é sempre uma ótima escolha. O local abre todos os dias e qualquer hora que você chegue, haverá uma opção no cardápio para satisfazer a sua fome ou gula. O ambiente rústico, decorado com chita colorida dão o ar aconchegante à casa e vontade de saborear tudo com calma.

Ambiente é rústico e confortável

O buffet oferece mais de 30 pratos quentes com a típica comida mineira, conhecida por seus temperos, sabores marcantes, muita couve, feijão tropeiro, galinha caipira e carne de porco. O diferencial é que inclui opções vegetarianas e receitas mais leves com peixe e uma vasta mesa de saladas de legumes, verduras e frutas orgânicas. É tudibão!

Outro diferencial da casa é o atendimento. Rápido, eficiente e acolhedor. E sabe aquela história de que o olho do dono que engorda o gado? Pois é, acho que esse é um dos segredos do sucesso do Uai de Minas do Rio Tavares. Uma das sócias, a nutricionista Michele Mendes comanda tudo de pertinho e recebe quem chega com simpatia e cuidado. Eu frequento o local há alguns anos e sempre fui muito bem atendida.

Aos sábados tem feijoada mineira

O cardápio de lanches e sobremesas não ficam atrás. Experimente um pãozim de queijo artesanal recheado com doce de leite e você sairá rezando! Sem falar nos bolos e goiabada com queijo!  E o cafezim minerim é passado na hora no coador de pano como antigamente, servido na caneca. Se preferir tem chás também.

Uma das sobremesas tradicionais da casa é o queijo minas com doce de leite

A casa fica aberta diariamente das 10h às 18h, mas o Buffet a quilo (R$ 49,90) durante a semana funciona até as 15h. Nos finais de semana até as 16h, no sábado tem feijoada (R$ 51,90). Fica na Rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga (Geral do Rio Tavares), 1167, Porto da Lagoa.

Um cafezim para fechar a conta e partir

Com certeza, voltarei a falar por aqui das belezas e delícias do Rio Tavares, que só cresce em infraestrutura e está cheio de novidades em opções de lazer e gastronomia.

 Chope artesanal no bairro Itaguaçu

A recém inaugurada Bayer Bier é a mais nova queridinha dos amantes de cerveja e chope artesanal na Via Gastronômica de Coqueiros. Com um clima vintage e uma vista deslumbrante da praia, a choperia abre de segunda a sábado, a partir das 17h e serve petiscos para harmonizar com as bebidas.  O chope Bayer é bom (com perdão do trocadilho) e foi servido gelado. Fácil e bom de beber com os aperitivos servidos, especialmente a batata rústica bem sequinha. Destaque também para a codorna frita e os bolinhos de siri. A casa tem uma variedade grande de cervejas, e caso você não goste muito de se aventurar além de uma Pilsen, a pedida são os shots com as opções do dia.

Aventure-se nos shots de vários sabores

Recomendo a Punpkin (abóbora em inglês), mas vale a pena experimentar a Weizen.
O atendimento é rápido e os preços não fogem do padrão.
Além disso, a decoração com vários objetos do tempo dos avós ajuda a descontrair, com o reforço de que não faltam vagas para estacionamento na rua. A choperia funciona no térreo do antigo prédio do Diário Catarinense, conhecido no bairro pela sua arquitetura e a famosa rampa que liga os andares.  Ficou com vontade de conhecer? A Bayer Bier fica na Av. Desembargador Pedro Silva esquina co Capitão Savas.

Decoração remete à história da cervejaria

Música brasileira no CIC e no Sesc Prainha

A dica cultural da semana é para quem gosta de música brasileira. De 2 a 5 de maio (quarta a sábado), acontece o 2º Seminário de Improvisação Musical Brasileira, no CIC e no Teatro do Sesc Prainha em Florianópolis. Além de oficinas e palestras, serão realizadas quatro noites de shows no Teatro do Sesc Prainha, às 20h, com ingressos gratuitos que podem ser retirados no local a partir das 19h. Para os concertos e palestras não é necessária inscrição prévia. Confira os shows:

2/5 -Duo Padovani e Saggiorato apresenta o show “Aquelas Coisas Todas”.

3/5-  Leandro Fortes e Grupo no espetáculo “Diagonal”.

4/5 – Encontro inédito entre o pianista Luiz Zago, o guitarrista Julio Herrlein e o saxofonista Marcelo Coelho no concerto “Afluentes”.

5/5 – Encerramento,  com o compositor Itiberê Zwarg, baixista da banda de Hermeto Pascoal há mais de 40 anos, que se apresenta com os alunos de sua “Oficina de Música Universal”.  Saiba mais  no site www.seminariomusical.com.br.

Até mais!

Mande suas sugestões para o meu e-mail marijudelima@gmail.com ou pelo whatsapp (48) 99993-7622 e não esqueça de seguir nossas redes sociais! Durante a semana tem mais desafio no insta @mosquiridos e no meu face!