Uso prolongado de anticoncepcionais (pílulas)

Dr. Marcelo Langer.

Por: Marcelo Langer

27/10/2020 - 10:10 - Atualizada em: 28/10/2020 - 08:01

O uso prolongado de anticoncepcionais pode trazer malefícios ao organismo da mulher? A resposta inicial é não.

Porque a resposta inicial? Porque o anticoncepcional que serve para sua amiga não necessariamente serve para você, ou seja, o uso do anticoncepcional deve ser avaliado pelo ginecologista em conjunto com sua paciente para que possam achar a melhor opção.

As mulheres costumam ter algumas dúvidas em relação a isso, como: o anticoncepcional engorda? Retém líquido? Causa câncer? Causa infertilidade? Vamos às respostas.

Os anticoncepcionais hormonais combinados orais (pílulas com dois hormônios) podem causar uma pequena retenção de líquido que pode aumentar os números da balança, principalmente os mais antigos que possuem uma dosagem hormonal maior. Porém, essa alteração na balança é pouca. As pílulas não engordam, ou seja, elas não aumentam a massa gorda.

Em relação ao câncer, estudos apontam que as pílulas podem aumentar levemente os riscos de câncer de mama, entretanto, elas diminuem os riscos de endométrio e ovários.

Para todos os medicamentos deve-se analisar os riscos e os benefícios. Nesse caso, os benefícios se provaram maiores que os riscos, por isso, é importante que seja sempre indicado pelo seu ginecologista.

A infertilidade não é causada pelo uso das pílulas nem a longo prazo. O máximo que pode acontecer ao parar de tomar o medicamento, é bagunçar um pouco sua condição hormonal e nos três primeiros meses apresentar uma irregularidade menstrual.

Ainda sobre os riscos dos anticoncepcionais orais, eles aumentam a hipótese de trombose, ou seja, o entupimento de uma veia por um “pedacinho de sangue coagulado”.Quando se toma anticoncepcionais, existe um risco de ocorrer trombose, porém, isso não é um fator que deva influenciar uma mulher a tomar ou não ao medicamento (salvo em situações avaliadas pelo médico), visto que quando se engravida o risco é 6 vezes maior e ninguém deixa de engravidar por causa disso.

Em poucas palavras: se for bem indicado, use anticoncepcional, programe sua gravidez, faça suas consultas rotineiramente com seu ginecologista, tire suas dúvidas, converse. Existem várias opções de métodos anticoncepcionais, caso as pílulas não sejam o mais indicado para você (DIUs, implantes, adesivos).

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).