“Saiba mais sobre o chip anticoncepcional”

Foto: Matheus Wittkowski | OCP News

Por: Marcelo Langer

21/05/2021 - 09:05

Você já ouviu falar no chip para anticoncepção? Provavelmente sim, porém preciso já no início pedir uma atenção especial tua. Cuidado para não confundir o chip para anticoncepção com o famoso chip da beleza. O chip da beleza é um implante hormonal que visa ajudar as pessoas na questão do ganho de massa magra (musculatura) e diminuição de massa gorda (tecido adiposo), eles são absorvíveis, ou seja, não precisam ser retirados pois o organismo acaba dissolvendo ele com o tempo e os hormônios utilizados nele são outros. O chip da beleza acaba servindo secundariamente com anticoncepção, mas esse não é o objetivo principal deles.

Vamos finalmente conversar sobre o chip para anticoncepção (evitar gravidez), chamado de implanon. É uma modalidade nova de anticoncepcional, uma tecnologia inovadora e muito eficaz. Para falar bem a verdade, hoje esse é o método mais eficaz, para não engravidar, que existe no mercado. A eficácia desse método é superior a 99%.

Ele se caracteriza por um pequeno bastão plástico de 4 cm de comprimento que é introduzido embaixo da pele do seu braço. Ele funciona liberando diariamente uma pequena quantidade de hormônio na circulação sanguínea, o etonogestrel. Esse hormônio é uma progesterona isolada, ou seja, é um método que não possui estrogênio e como consequência disso ele não aumenta a chance de trombose como as pílulas fazem. Ainda comparando com as pílulas ele tem a duração de 3 anos e não precisa ser lembrado diariamente (um implante substitui 1095 pílulas).

Pensando nisso, se você esquece de tomar a pílula um dia ou outro, isso diminui a eficácia do método e pode te trazer uma gravidez indesejada.

Infelizmente o implanon não tem apenas benefícios, ele pode ter alguns poucos efeitos colaterais, geralmente o que as mulheres mais reclamam é o aumento da oleosidade da pele e consequentemente aumento do número de espinhas (geralmente na face).

Se você gostou ou ficou com dúvidas converse com seu ginecologista.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).