“Gestão financeira”

Por: Maffezzolli Consultores Associados

30/09/2021 - 11:09 - Atualizada em: 30/09/2021 - 11:36

O mundo empresarial passa por uma grande transformação, com a complexidade de mercados, intensificação da competitividade e sobrevivência durante a pandemia, cada dia é exigido uma maior agilidade por parte de seus gestores. Assim é de grande importância que as corporações, independente do ramo, possuam informações financeiras de qualidade, facilitando a tomada de decisão e tornando -a assertiva e eficaz.

A gestão financeira nos permite analisar, planejar e controlar toda e qualquer atividade financeira de uma empresa, pontuo quatro itens importantes

  • Planejamento Financeiro: nada mais é do que estimar um crescimento, criar reservas de contingência, planejar com ações;
  • Controle Financeiro: comparar o previsto com o realizado, avaliar medidas corretivas e analisar os indicadores financeiros;
  • Administração de Ativos: Observar e agir numa melhoria em retorno de ativos;
  • Administração de Passivos: Gerenciar e garantir uma injeção de capital, visando uma melhor liquidez e menor risco financeiro;

A gestão em si, é fundamental para um bom desenvolvimento da organização, através das informações geradas podemos traçar metas de curto e longo prazo, criar e analisar cenários, possibilitar melhorias em seus resultados. Atualmente nos deparamos com empresários atarefados que buscam sempre o melhor para organização, mas é necessário parar e avaliar, definir objetivos traçar metas, aliados com bom desempenho e segurança.

Seguem alguns processos do dia a dia para implantar uma boa gestão financeira:

  • Contas a pagar: São todas as obrigações de uma empresa, onde registramos todas as saídas, precisamos ser organizados para que tudo ocorra dentro do planejado.
  • Contas a receber: São todas as receitas de uma empresa, aqui controlamos tudo que vamos receber, acompanhamos a inadimplência para que não aconteça possíveis desencaixes.
  • Conciliação Bancária: Nada mais é do que confrontar informações internas para com as informações bancárias, certificar-se de que os pagamentos foram efetuados com sucesso, da mesma forma os recebimentos e tarifas a serem cobradas, acompanhar o saldo bancário.
  • Fluxo de Caixa: Aqui registramos todos os movimentos, pagamentos e recebimentos, conciliamos contas a pagar com contas a receber, ter essas informações disponíveis nos permite prever e controlar as entradas e saídas, importante aplicarmos o fluxo projetado e realizado.
  • Reuniões de Acompanhamento: Momento de alinhar todos os processos, transformando em informações necessárias para a tomada de decisão.

Uma boa gestão é um grande desafio. Não existe modelo alinhado e sim um olhar clínico e estratégico embasado em informações financeiras para que a sua empresa seja destaque.

Texto Charlene Pessoa Rockenbach – Consultora

Onde encontrar

A Maffezzolli & Consultores Associados atende reuniões empresariais exclusivamente no CoolWorking na rua Augusto Mielke, 120 – bairro Vila Baependi em Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: (47) 99115-9091 ou e-mail: contato@maffezzolliconsultores.com

Fique por dentro das novidades pelo Instagram @maffezzolli.consultores.