“Custos: o que são e por que são tão importantes?”

Rubian Carla Libardo, consultora financeira especialista em Finanças e Controladoria

Por: Maffezzolli Consultores Associados

15/09/2021 - 11:09 - Atualizada em: 15/09/2021 - 11:31

Uma boa gestão de custos traz benefícios para a empresa de forma geral e deve ser aplicada na produção e comercialização de produtos e serviços. Os custos são divididos em fixos e variáveis.

Os custos fixos, também chamados de indiretos, são aqueles ligados à atividade da empresa, porém que independem do volume de produção, comercialização ou prestação de serviços. São exemplos de custos fixos: o aluguel, pagamento de internet, entre outros.

Já os custos variáveis, são aqueles que como o nome sugere variam de acordo com a produção e venda de produtos e serviços, ou seja, se houver crescimento nas vendas os custos variáveis também terão aumento. São considerados custos variáveis: matéria prima, custos com entregas, comissão de venda, entre outros.

Na formação do preço de venda, por exemplo, consideramos todos os custos, despesas e lucro desejado para que esse produto chegue ao mercado com preço correto. Se o preço não for condizente com a realidade da empresa poderão ser prejudicadas as margens de contribuição e lucro, o direcionamento de investimentos, o volume de vendas, todo o andamento dos processos da empresa e nos casos mais graves a falência.

A boa gestão e custos é importante para a formação correta do preço de venda, as negociações com fornecedores e nos direciona aos investimentos que são necessários. Nós da Maffezzolli e Consultores podemos auxiliar nesta gestão, considerada tão importante para a boa administração.

Por Rubian Carla Libardo – consultora financeira, especialista em finanças e controladoria

Onde encontrar

A Maffezzolli & Consultores Associados atende reuniões empresariais exclusivamente no CoolWorking na rua Augusto Mielke, 120 – bairro Vila Baependi em Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: (47) 99115-9091 ou e-mail: contato@maffezzolliconsultores.com

Fique por dentro das novidades pelo Instagram @maffezzolli.consultores.