Você é capaz de tudo

Por: Luiz Carlos Prates

20/07/2016 - 04:07

Preciso relembrar a você uma história que já contei aqui penso que algumas vezes, mas sabes como é, memória é memória… Faz muitos anos, era principiante no rádio, tinha como uma das minhas tarefas diárias “copiar” de um livro grosso e traduzido do inglês, os presságios do horóscopo do dia. Essa cópia era levada para o locutor que às 11h25m impreterivelmente a lia diante do microfone da Rádio Guaíba, Porto Alegre, onde trabalhávamos.

Um dia fui chamado pelo “grandão” da rádio e de toda a empresa e advertido, “orientado”. O tal grandão disse assim: – “Ao copiar os “presságios” do horóscopo do dia, mude tudo o que não for positivo, nunca fale, por exemplo, que as pessoas podem ter problemas de saúde…”. Mais ou menos isso. Sim, mas por quê?

Porque “velhinhas e velhinhos” em certos dias ouviam os presságios do horóscopo e quase enfartavam, sentiam-se mal… A razão? Simples. Em muitos momentos escrevi que – “Cuide-se muito neste dia, distúrbios circulatórios a temer…”. Era o que estava escrito no livro de onde eu fora instruído a copiar o que “estava escrito”… Mas como houvera muitos problemas, pessoas “sensíveis”, crentes, iam aos chiliques de tanto medo dos tais “distúrbios circulatórios a temer…”. A partir de então, o horóscopo da Rádio Guaíba mudou, era tudo positivo, maravilhoso, bah, – aposte na loteria que você “pode” ganhar… E, imagino, os “sensíveis” ficavam em paz…

Hoje a coisa está diferente, os presságios dos horóscopos, pode prestar atenção, são todos positivos, são, na verdade, meras mensagens filosóficas e psicológicas.

E assim, estimula-se a todos, sem as depressões dos “sensíveis”. Além, é claro, de o horóscopo, seja ele como for, ser uma baita estupidez inventada pelo ser humano… Ou você acredita que fica irritado quando a lua está cheia…?

Vim até aqui, leitora, só para dizer que acabei de ler os presságios do meu horóscopo de aquariano; estava tudo bem e acabava dizendo: – “Você é capaz de tudo”.

Bah, saí para a rua me achando… Me achando tão bonzinho que vou fazer o mesmo presságio para você: – Você é capaz de tudo”. E pode acreditar. Aliás, o evangelista Marcos acho que também era chegado aos horóscopos, pois não é que ele nos deixou em seu Evangelho que – “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. Sem tirar nem pôr – Você é capaz de tudo.

Elogio

E contrário, ver algo de bom em alguém, uma roupa, um acessório, uma virtude, que tal, elogia-se? Claro que sim, se a pessoa não arder de inveja por dentro, o que é muito comum, tão comum que, não raro, vemos algo, gostamos e ficamos quietos, passando a falsa ideia de que não notamos. Baita estupidez. Elogiar não tira pedaço e nos faz elevados diante da pessoa elogiada, claro, desde que ela também seja educada…

Falta dizer

Ah, mas não fique bicuda/o se você fizer um grande trabalho na sua empresa e de ninguém ouvir um único – boa, gostei, gostamos, cumprimentos! Não precisa fazer bico, é assim mesmo. E mais ainda de parte da direção da empresa. Se ouvir isso de um diretor, busque o guarda-chuva, vai chover muito…