Vitaminas para o dia a dia – Leia a coluna do Prates deste sábado (8)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

08/08/2020 - 05:08 - Atualizada em: 21/08/2020 - 11:50

Três ou quatro boas frases “tomadas” todos os dias é muito melhor que sair de casa para fazer ginástica, o que “joaninhas” hoje chamam de “treino”. Vou para o treino, dizem.

Quem as ouve pensa que são atletas de ponta, são coisa nenhuma, são vultos que vivem mais do espelho que das páginas de livros. Livros? Como é que escrevem isso?

Bom, mas como disse, frases são como comprimidos fortificantes. No passado, chamavam-se de fortificantes o que hoje se chama de vitaminas. Mesma coisa.

Tens razão, me alongo e não digo das frases. Cedo, pela manhã, fui à minha caixa de “remédios”, frases. Olhei, olhei e escolhi três para hoje.

A primeira frase devia estar no frontispício da catedral, diz assim: – “Eduque os meninos e não será preciso castigar os homens”. É frase dos Provérbios, 22:6, da Bíblia. Veja bem, o livro diz “os meninos”. Toda razão.

De fato, são eles, os guris, os endiabrados da vida, os que demonizam a vida, desde o berço à sepultura. Veja bem, o aviso não foi dado senão pela Bíblia. Quem contesta?… Ué, e não se dizem tão religiosos? Safados da falta de “vara”…

A outra frase, a segunda dos três “comprimidos fortificantes” de hoje é esta: – “Eu proporia que se substituíssem todos os capítulos da Constituição por: Artigo Único – Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara”.

A frase é de Capistrano de Abreu (1853/1927). Melhor que isso só “recolonizando” o Brasil… Precisamos mais desse remédio, a vergonha na cara, do que vacina para qualquer doença…

E a terceira frase, o terceiro “comprimido” fortificante do dia, vem de Rui Barbosa (1849/1923). O velho Rui era fogo.

Ele disse que “crises por que o Brasil está passando e dia a dia sentimos crescer aceleradamente: política, econômica, financeira, não vêm a ser mais que sintomas, exteriorizações parciais, manifestações reveladoras de um estado profundo: uma suprema crise moral”.

Leia de novo, leitora, leia de novo, e veja se a frase do velho Rui, de mais de um século, não se ajusta para o nosso dia a dia…

Um povo “colonizado” como o foi o Brasil só nascendo de novo… Ou será que tornozeleira eletrônica e prisão domiciliar, para os compadres, são penas? Frases iluminadas valem mais que todos os falsos pavios acesos de Brasília…

Disciplina

Aconteceu na Califórnia, EUA. Uma mulher foi mandada para casa para fazer home office, trabalho comum por estes dias, porém… A mulher foi demitida. Nas videoconferências de que ela era obrigada a participar, os filhos incomodavam demais. Todos os dias. E ela nem aí…

Foi demitida, falta de disciplina e respeito. Cumprimentos, chefe, é assim que se faz! Aqui não são os filhos que atrapalham, são os livros de decoração às costas dos apedeutas…

Direitos

Quando a pessoa tem bom senso e idade é idosa ou idoso; quando não tem, é velha ou velho. Velhas e velhos por todo o Brasil, mais elas que eles, proibidos de entrar em shoppings e, pior ainda, sem máscaras, criam caso e alegam direito constitucional de ir e vir.

As velhas sabem desse direito e não sabem dos deveres? Inflexibilidade com essas abusadas do despudor.

Falta dizer

Sala de aula: – Luiz, põe a máscara! – diz o professor. – Não ponho e não me enche o saco! – responde o aluno. É isso o que vai acontecer em todas as classes com a pretendida retomada das aulas presenciais.

Só os entupidos da mente não veem isso. Ademais, quem vai dar as máscaras para os “pobres”? Sem falar nas infecções coletivas, fora de controle. Entupidos. Ou seriam “comerciantes da educação”?

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul