A pergunta fica para mais tarde, antes quero dizer que precisamos de muito pouco para vivermos
bem, já nem quero dizer felizes, seria exagero, afinal, quem é feliz na vida? Proponho a você um pequeno retorno à página virada do ano de 2019.

Tente lembrar qual foi o último elogio que você recebeu. Tente, dou-lhe alguns dias para pensar. E não estou falando em elogios sobre um palco, com aplausos de encomenda, não, nada disso. Falo de um elogio caseiro, por exemplo.

Um elogio do marido, um elogio da mulher, um elogio de um conhecido, de um amigo e, o mais impossível de todos, um elogio de um chefe no trabalho. Lembras do último elogio? Difícil alguém lembrar.

Claro, estou falando de um elogio que brote naturalmente dos lábios de alguém diante
de algo que tenha surpreendido a esse alguém, causado uma boa admiração.

Será que somos tão medíocres ao ponto de não merecer um miserável elogiozinho? Não, não é isso. É que as pessoas ou desconhecem o poder do elogio ou o guardam para si para não encher o ego
do outro... Muito comum. É o proverbial engolir em seco.

A esposa levantou cedo numa destas manhãs de domingo e decidiu fazer o melhor almoço de sua vida, a família ia amber os beiços o dia todo... Levantou decidida e fez o que se prometera. Ao
meio-dia, mesa cheia, todos comendo até a perna da mesa, tão boa estava a comida. Terminado o almoço, um para cada lado.

E o marido nem aí, “esqueceu” de dar um beijo na mulher e dizer do seu fascínio pela comida recém-ingerida. Nada. Ou ao contrário, quem fez a boia foi o marido, mesma coisa, tudo magnífico, porém... Silêncio de sepulcro após a comilança.

Todos esqueceram de celebrar um elogio ao esforço e à magnitude do almoço. E no trabalho? Bom, aí é melhor esquece da palavra elogio. O cara pode apagar um incêndio na empresa, não vai ser elogiado.

Elogio “rebaixa” a quem elogia e infla o ego do elogiado, é assim que a turma pensa. E não raro, os elogiados na empresa querem ou esperam por aumento de salário imediato. Tapados.

Elogio é reconhecimento e reconhecimento motiva o elogiado a fazer mais e mais e cada vez melhor. Você me ouviu até aqui? Cumprimentos, vale um elogio.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger