Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Tudo tem seu tempo – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

27/07/2023 - 06:07

Os primitivos da condição humana já sabiam que o apego é um dano à vida. E diante disso, surgiu a ideia libertadora do – tudo o que é já foi, tudo o que foi será… Sim, o que já foi voltará a ser, mas voltará de outro modo, em outra circunstância ou em outra pessoa. Apegos nos aprisionam e fazem sofrer. Hoje está na moda falarmos em ciclos, ah, venci um ciclo da minha vida, vou partir para outra. Essa frase a tenho ouvido muito de pessoas que acabaram de ser demitidas. Sofrem, olham para trás, soluçam, mas… Sabem que de fato aquele ciclo ficou no tempo. A vida é toda assim, nós é que não a queremos ver. No passado, a primeira infância ia até aos sete anos. Com sete anos fui mandado para o colégio, com sete anos fiz a Primeira Comunhão e assim com muitas coisas. Hoje, em razão da ocupação dos genitores, as crianças têm ciclos diferentes, aos seis meses já estão numa creche, aos dois anos já estão numa pré-escola, uma danação diabólica contra os naturais ciclos da vida, mas… Fazer o quê? Diante dos inescapáveis, precisamos admitir os tais ciclos. Só não os admito nos casamentos. Casamento errado é culpa dos dois, dos dois, sem desculpas. Não quiserem ver que “o outro” não prestava, e quando não vemos que o outro não presta, nós também não prestamos. De outro lado, temos ciclos biológicos internos que nem notamos ou sabemos. Agora, o importante de tudo será, ou devia ser, não chorarmos pelo leite derramado, mas… Não o vejo muito possível. Prendemo-nos ao que nos fez feliz, ao que foi do nosso agrado, a de tudo um pouco, mas… Outra vez o nauseabundo, mas… Precisamos erguer a cabeça e superar as nossas passagens de ciclos, a pior de todas, sem dúvida, o luto. O diacho é que vivemos “lutos”, não raro, de banalidades, não entendendo que na vida tudo tem seu tempo e seu ciclo sim… Diante dos eventuais arrasos de um determinado ciclo ou temos energia e clareza mental para a superação ou vamos precisar, e muito, de amigos. Não admitindo a data de vencimento de um ciclo e não tendo cabeça para a superação, sem amigos para apoios e ombros de consolação, babaus, apitamos…

ALERTA

Mais que comprovado: bons alunos, guris e gurias com boas notas na escola, não fazem bullying. Quem faz? Os mixados, os vagabundos, os de vida familiar horrorosa. O bullying é um prevalecimento da força física para a compensação das misérias interiores. Mas cuidado… Adultos também fazem isso em ambientes de trabalho e em todos os lugares possíveis ou em que possa haver competição de talentos. No caso dos jovens, as famílias são responsáveis. Genitores ordinários!

CAFÉ

Passando os olhos pelas embalagens de café num supermercado, fui fisgado por um café em latinha. Aberta a latinha em casa, surpresa: o pó do café não passava da metade da lata. Trapaceiros diminuem o conteúdo, mas preservam o preço, ora, isso vale por aumento de preço. Essa fraude envolve inúmeros produtos, safados passando a perna nos consumidores com diminuição de conteúdo e preservação do preço. “Pegar” esses “empresários”…

FALTA DIZER

Num país lá de longe, bem longe, leio que um sujeito chamado Musa, casado “legalmente” com 20 mulheres, já gerou 102 filhos. 102 filhos, tudo dentro da lei. As leis são sempre para “eles”, elas que se ferrem. Mas não se iluda, se por aqui soltarem o freio vai ser a mesma coisa…

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.