Liberdade desmedida cria pais modernos ou patetas?

Por: Luiz Carlos Prates

03/05/2017 - 09:05 - Atualizada em: 03/05/2017 - 11:30

Nossos erros são por fraqueza, ignorância ou equivocado amor? De tudo um pouco. Vou falar de pessoas modernas, pais e mães “modernos”. Seriam patetas? Há quem diga que sim, na grande escala.
Direto ao ponto, hoje temos dois infernos para a criação de filhos bem-educados. O primeiro inferno são os “amiguinhos”. Por regra, não valem nada, mal-educados que foram e são pelos pais omissos. Omitir-se, diante de um dever, é pecado pela doutrina cristã…
Amiguinhos de um lado e internet de outro. Crianças-crianças estão em extinção. Hoje as meninas já nascem enfeitadas para serem mulheres e não Mulheres… E os guris nascem casos perdidos em razão de seus pais, os “bermudões” que andam por aí em rebanhos… Coitadinhas delas e deles que estão nascendo…
Uma reportagem de jornal trazia como manchete: – “Jogo virtual preocupa os pais”. É o tal jogo que incentiva jovens sem cabeça nem educação a se mutilar para ganhar pontos e, no ápice, para vencer o jogo… se matando, cometendo suicídio. Já são oito casos comprovadíssimos no Brasil. Isso os casos conhecidos.
Três patetas ou pais amorosos? Você decide. Ouça as declarações da primeira “mãe”, mulher de 34 anos, falando de um filho de 6 anos: – “Meu filho tem acesso a tudo, mas a gente fica de olho…”. O que é ficar de olho? Como se faz isso? Ora bolas, ficar de olho, como se isso pudesse ser feito 24 horas por dia…
A outra mãe tem 47 anos e falando sobre a filha de 9 anos, diz: – “Não há monitoramento lá em casa no que ela faz, mas a gente tem forte diálogo de conscientização!” Gostaria de ouvir o tal diálogo…
E a terceira personalidade é um “pai”, homem de 47 anos. Falando sobre a filha de 7 anos, ele diz – “Não há monitoramento sobre o que ela vê e faz, mas a gente sempre que pode dá uma olhada”…
A questão é: os jovens fazem o que querem no computador, desde cedinho na vida, é regra geral da (des)educação moderna desses pais que andam por aí.
Resumindo a ópera, “amiguinhos” que não prestam e liberdade geral para que as crianças façam o que bem entenderem, é isso? Dá nisso que anda por aí, jovens fazendo sexo desde cedo, experimentando drogas desde cedo e se matando muito cedo… De quem a culpa? Dos pais, não os quero de patetas. Pateta sou eu, que perco meu tempo.

Ética, jornalistas!
Jornalão de São Paulo abriu esta manchete: – “Após perder mercado, Volkswagen acelera lançamentos”. Mas não disse porque a montadora de automóveis perdeu mercado. Eu digo, com esta outra manchete: – “Fraude da Volkswagen pode envolver até 11 milhões de veículos no mudo”. Foi uma fraude para burlar leis ambientais para controle da poluição. Sejam éticos, “colegas”, digam a verdade, não escondam interesses de “anunciantes”…

Falta dizer
Dá para trabalhar e estudar, hein, guri, hein, guria? Claro que dá, desde que a pessoa tenha horizontes, foco e vergonha na cara. O resto é acomodação e vadiagem. Aos livros e ao trabalho!