Somos infantis?

Por: Luiz Carlos Prates

13/12/2016 - 08:12 - Atualizada em: 13/12/2016 - 08:51

Faz tempo que aprendi estudando Oratória Grega que devemos falar de acordo com quem nos ouve ou onde estamos. Faz sentido. As pessoas razoavelmente inteligentes sabem disso por intuição, não lhes são necessários estudos ou orientações. Adaptabilidade, aliás, é uma das características do ser humano, mas…
É preciso cuidado para não subestimarmos quem nos ouve ou lê. Caso de algumas declarações do senhor Domenico De Masi, italiano, dito sociólogo e que só fez e faz sucesso no Brasil.

Vamos combinar que só um parvo pode dizer que há criatividade no ócio, coisa que ele diz e vende livros como pão quente no Brasil… Bolas, a ociosidade é a oficina do diabo, jamais uma possibilidade de boas criações. O senhor De Masi precisa saber que criatividade é inerente aos apaixonados, seja pelo que for, e aos necessitados. Fora disso, ninguém cria nada.

Mas o assunto não é bem esse. O tal “senhor” está outra vez no Brasil, e numa entrevista à imprensa Brasileira disse muitas bobagens. Uma delas foi que – “A última coisa que foi retirada do pobre foi Lula”. Pode uma estupidez dessas? Qual foi o pobre que você conhece que deixou de ser pobre durante os anos da nauseabunda bandeira vermelha mandando no Brasil? Diga-me um, um só.  Bolas, ninguém cresce, ninguém sai da pobreza por mão de governo.

Outra parvoíce que disse o “sociólogo” foi que o brasileiro é muito infantil, que passou, em poucos meses, do amor ao ódio aos governantes de até há pouco…
Pudera, os de visão curta estavam sendo enganados há muito tempo, quando se deram conta disso acordaram, fecharam os pulsos e mandaram longe…

E aí vem um “inocente” que defende o “ócio criativo” e nos diz que somos infantis? Pega o que é teu e cai fora, ócio criativo!

– Ah, e o “intelectual” ainda disse que o brasileiro era feliz ao tempo de Lula. Um cara desses merece um safanão. Você acha que se a tal felicidade fosse verdadeira, alicerçada sobre boas pulsões econômicas que o povo iria pôr a correr os ladrões?

Mas o “sociólogo” foi tão esperto que para ganhar dinheiro de brasileiros, infantis, segundo ele, inventou algo bem típico – o Ócio Criativo. Espertalhão de “infantis”.

Descaro
Eu queria que um desses governadores viesse dizer isso na “minha” delegacia, gostaria… Ouça esta manchete – “Roubos crescem em todas as regiões do país”. E no complemento: “Governos culpam crise econômica”. Dizendo assim, os tais governadores querem dizer que dificuldades econômicas fazem ladrões. Bolas, é o mesmo que dizer que pobreza e desonestidade são sinônimos. Canalhas. O que estima roubos é a impunidade, é a frouxa aplicação da lei penal e o descaso com as polícias. O mais é desculpa de incompetentes.

Falta dizer
“Gentinha” já está preocupada com camisas brancas e calcinhas amarelas para a passagem de ano. Os coitados dizem que dão sorte. “Sorte” quem traz é a água benta da testa, o suor, e a vergonha na carinha…