Riqueza e ética – Leia a coluna do Prates desta terça-feira (11)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

11/08/2020 - 06:08

Você quer ficar muito, mas muito rica? Ou rico? Queres? É fácil, basta não ter sérios compromissos com a ética e ter também uma cabeça “pequena”, daquelas que não olham para os lados ao atravessar a Avenida dos Respeitos… Nem de longe me refiro apenas aos “lava jatos da vida”…

Atravessamos os séculos e as crendices humanas não cedem um milímetro para a razão, pelo menos aquela razão de que pensamos ser dotados: a humana.

Acabo de ler duas manchetes num site de jornalismo e fiquei a pensar: Diachos, estamos quase chegando à Marte e ainda atolados nas crendices. E nem falo nas inanes crendices religiosas, essas são incuráveis na condição humana da maioria, da maioria, eu disse. Há os que se salvam.

Ouça as tais manchetes que me tiraram o sono de ontem para hoje: – “Conheça os melhores incensos para atrair dinheiro e prosperidade”. Essa é boa.

Quer dizer que se eu sentar sobre uma pedra, olhando para o nada, mas cheirando uma vareta de incenso vou ficar rico? Como é que eu não soube disso antes? Bolas…

A outra manchete diz assim: – “Jovem pega R$ 85 mil do pai para pagar vidente golpista e acaba no prejuízo”. Quer dizer que a jovem, bonitinha, acredita em videntes e vidências? Sacrossanto! E na camisinha, será que ela acredita? A ninguém até hoje foi dado o poder de ver o futuro, a ninguém.

Mas eu gostaria de saber sobre que vidência a guria foi saber. Aposto todos estes dedinhos que ela foi saber do futuro com um cueca-úmida, aposto.

Aliás, faz tempo que ouvi de uma amiga, cartomante amadora, que as pessoas procuram por videntes apenas por três razões: uma questão de saúde, própria ou de alguém próximo e querido/a; por questões financeiras/trabalho; ou, mais que tudo, por algum caso de amor.

Estes últimos são os campeões do mundo… Mas como disse, ficam ricos, regra dominante, os que têm poucos compromissos éticos e sabem que os otários são maioria sobre a Terra. Tem cabimento alguém imaginar ficar rico queimando incensos ou saber do amor por um jogo de cartas?

Isso sem falar nos que acreditam que ferradura dá sorte, só não dá para o pobre cavalinho… Ou que acreditam em figa, trevo-de-quatro-folhas, asnices dos humanos que… Podem ficar muito ricos.

Azia

Ele fez escola… Reportagem dos meus arquivos, janeiro de 2009: – “Lula diz que não lê jornal nem revista”.

O jornal, catarinense, dizia que – “Criticado pelo distanciamento mantido em relação à imprensa, o presidente Lula admitiu que não faz parte de sua rotina ler jornais ou revistas, nem acompanhar noticiários de sites e blogs na internet…”.

Perguntado porquê, Lula disse que lhe dava azia. Fez escola em Brasília…

Se

Se o povo fosse educado, usasse máscara, não fizesse festas orgíacas em casa (todas elas o são…), se fizesse a higiene adequada, se evitasse medicamentos não aprovados pelos médicos éticos do mundo, todos seriam bem mais saudáveis e não seriam necessários os lockdowns.

Como o povo não é assim, ficamos no se… Então, se forem pegados fora da linha têm que levar ferro, incondicional, seja quem for…

Falta dizer

Ela tem 40 anos, faz novelas na TV e tem um arzinho assim… Numa entrevista, ela desabafou: – “Muitos me odeiam porque sou uma mulher livre”.

Ah, comadre, vais ser apedrejada por muito tempo, e mais ainda pelas mulheres. A maioria delas vive no cabresto dos cuecas-úmidas, mandadas. E quando uma altaneira surge por perto, pedras nela! Sempre foi assim.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul