Quando há vontade, viabilizamos as oportunidades – Leia a coluna do Prates deste sábado (12)

Por: Luiz Carlos Prates

12/09/2020 - 06:09 - Atualizada em: 25/09/2020 - 11:45

Muita gente, talvez você, leitora, tem vontade de muita coisa, mas não as realiza. Por quê? Sei que as “desculpas” são de toda ordem, mas desculpa não é desculpa, a desculpa mesmo tem que estar alicerçada numa verdade pétrea, sem contestação: Não posso por isso!

E ponto final, esse motivo de fato impossibilita a pessoa de chegar aos seus desejos. São raros esses casos, mais das vezes o que desejamos está logo ali, numa pequena esquina da nossa vida.

Digo isso, leitora, antes de entrar no assunto. E o assunto é esse, “vontade”, e o que me traz à lembrança do assunto é ouvir muita gente se queixando da quarentena, como há pouco ouvi de duas mulheres.

Elas se queixavam de estar presas em casa, com filhos e marido e sem poder fazer suas caminhadas de outrora. Sem poder sair. Essa conversa me fez lembrar de duas histórias, uma vinda dos Estados Unidos e outra daqui mesmo, brasileira.

Dois presidiários da pesada, um lá e outro cá. Entrevistas de jornal. Sem se conhecer, os repórteres fizeram duas perguntas iguais, inteligentes: – O que você faz para manter a saúde? Foi a pergunta, lá e cá.

E lá e cá, parecendo combinados, os dois presidiários (da pesada) disseram que haviam transformado suas celas – pouco maiores que um banheiro dos nossos – em pistas de atletismo.

Eles deram um jeito de caminhar dentro dessas celas de tal sorte a chegar à exaustão. E desse modo obstinado mantinham-se “enxutos”.

Resumo da ópera: quando há vontade, vontade férrea, viabilizamos as oportunidades. No mais é acomodação. Vale para tudo.

Ontem mesmo, um meu guru de inglês, o professor AJ Hoge, você o acha na internet, dizia que hoje se pode aprender tudo em casa, tudo. Ele aprende e treina jiu-jitsu on-line, e tem como professores familiares do clã brasileiro dos Gracie.

Pode isso? Pode alguém aprender e treinar jiu-jitsu on-line? AJ Hoge diz que sim e que ele faz isso hoje.

De fato, só os molengas existenciais se entregam, não estudam, não praticam, não saem do sofá vendo novelas antigas ou jogos do campeonato turco…

Isso sem falar dos papais que não soltam os videogames, estão “ocupados”. Vontade é tudo. E vontade começa pelas bochechas, é a consagrada vergonha na cara.

Sexo

Título safado esse, sexo. Atrai que é uma loucura… Vamos lá. Foi lançado, pela internet, um robô que faz frases picantes, amorosas, em inglês para quem quer arrastar a asa para pessoas de longe, estrangeiras.

Tudo bem, mas se o arretado/a não se garantir no idioma não é um robô que lhe vai fazer conquistar pessoas.

Há levianos, por exemplo, achando que o celular resolve tudo, até pode, mas se a cabeça da pessoa não tiver intimidade com o idioma, com o assunto, babaus. Conselho? Vão se coçar numa tuna, arretados.

Vida

Sou absolutamente contrário a que uma pessoa escreva sua própria autobiografia, como soube há pouco de um famoso, não tão velho assim…

Autobiografia é sinônimo de testamento, e pela Lei da Atração o sujeito está atraindo a validade desse testamento. Que outros escrevam. Ou o abobado quer se promover um pouco mais?

Falta dizer

As coleções estão fora de moda, outrora, os guris colecionavam selos, tampinhas de garrafas, bolitas, de tudo um pouco, hoje não fazem mais isso.

Recomendo, todavia, uma coleção especial, o colecionador vai fazer furor: colecionar palavras, aumentar o vocabulário, bah, quem fizer isso vai fazer chover.

É iniciar a coleção e começar a colher, invejas, admirações e qualidade pessoal.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul