“Pessoas sortudas”

Por: Luiz Carlos Prates

15/01/2019 - 08:01 - Atualizada em: 15/01/2019 - 08:47

Apesar de todos os avanços em ciências e saberes de toda sorte, as pessoas, por contundente maioria, continuam atoladas na lama das crendices e, mais que tudo, da estupidez. Veja esta manchete de um site de jornalismo: – “O que faz algumas pessoas serem mais sortudas que outras”. Não é uma pergunta, é uma afirmação.

Antes de tudo, ninguém jamais vai provar que existe sorte como algo que anda por aí a premiar algumas cabeças e outras não… O que muitas vezes parece sorte é apenas o resultado de algumas ações e energias pessoais que nem mesmo a pessoa “sortuda” vai suspeitar…

Pesquisadores metafísicos russos chegaram a afirmar que o vencedor de um grande prêmio de loteria “viu” antes, no inconsciente e por meios ainda desconhecidos, os números que seriam sorteados, apostou neles e ganhou. Não seria uma sorte gratuita… Essa sorte seria o resultado de uma visão prévia e inconsciente dos números que seriam sorteados. Discutível, mas… uma possível verdade. Ninguém sabe até onde podem ir os poderes da mente humana.

Sim, mas o que faz algumas pessoas serem mais sortudas que outras? Matematicamente, como dois mais dois são quatro, ninguém pode afirmar, mas… Pessoas mais sortudas na vida costumam pensar melhor e, assim, agir melhor.

São pessoas persistentes, têm um credo e vão atrás dele, corrigem rotas, desconsideram fracassos eventuais e prosseguem até… Até chegar ao pote de suas realizações. Fé, antônimo de desânimo, é ingrediente permanente na alma e nos negócios dos vencedores na vida.

Pode parecer fácil e uma possibilidade de qualquer um. Até certo ponto, sim, mas…. É extremamente difícil, quase impossível para a maioria. É por isso que são poucas as pessoas “sortudas”, é que são poucas as obstinadas pela fé num dado projeto, sonho, objetivo.

Falando nisso, é bom lembrar de um mantra dos grandes empresários, dos que venceram e vencem na vida… Eles costumam dizer que “quanto mais trabalho, mais sorte eu tenho”. Entendamos trabalhar não apenas como fazer força, trabalhar é mais que isso: é ter um credo, um projeto e lutar por ele com a certeza do Evangelho de Marcos 9:23 – “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. Aí está o que faz algumas pessoas mais sortudas que outras: fé e suor.

Culpa

A manchete dizia assim: – “Mulher registrou cerca de 20 abusos em diário”. Ela se disse muitas vezes abusada por um certo “religioso”, hoje preso. Uma pessoa ser abusada “20 vezes”, anotar em diário e não ir à delegacia já na primeira vez, não aceito. Na minha delegacia, ela seria detida, punida por falta de auto-respeito. Tenha a santa paciência! É como alguém ser assaltado 20 vezes pelo mesmo ladrão e não ir à delegacia. 20 vezes? Por que tantas vezes…?

Revolução

Uma geração insuportável, crianças mimadas, mimimis de mães e de pais dengosos, infernizam professoras e a todos por aí, então… Que o Jair imponha, de imediato, Educação Moral e Cívica em todas as séries do ensino brasileiro. Do infantil à pós-graduação, todos estudando EMC, com provas e avaliações. Ficará mais fácil pôr os vagabundos na cadeia mais tarde. Certo? Acho muito bom!

Falta dizer

Você notou o nível dos programas humorísticos que andam por aí na televisão? deve ter notado, imagino… Um horror a linguagem e a falta de humor e respeito por quem ouve e vê. O melhor sorriso para esses programas que andam por aí, em “todos” os canais, é o clicar do desligar.