Quem quiser encontrar farsantes de todo tipo passe a frequentar uma igreja. Quem vê cara não vê coração, diz a sabedoria popular. Igrejas lotadas, “multidões” rezando, orando, como dizem muitos, mas… Tudo da boca para fora. A verdadeira oração está nas ações. E dizendo isso, lembro de imediato a formidável história inventada sobre o Bom Samaritano. O cara não estava nem aí para os dogmas e preceitos religiosos, mas viu um sujeito assaltado e ferido e não pensou duas vezes. Parou e ajudou. E ajudou depois que muitos religiosos, “apressados” e fingidores do “infelizmente, não posso ajudar” deram no pé, picaram o burro, como se diz ali na esquina. Quem for pessoa orientada para o bem não precisa, nunca vai precisar ir a qualquer igreja, a igreja estará dentro da pessoa. Quantos e quantos dos desocupados que vejo em procissões, festas religiosas e parecidos, quantos desses estendem a mão para ajudar alguém em necessidade? Mas querem ajudas do “céu”. Quem se ajuda pela retidão de condutas já vive no céu, no céu da paz, do não perder o sono por faltar com algum ou muitos dos deveres. Toda vez que paro para ver a passagem de uma procissão olho bem para a cara dos pios, costumeiramente idosos, maioria absoluta… Os jovens têm o que fazer. O diacho é que conheço muitos dos “pios” que andam pelas procissões, sei da vida de alguns… Bah, que hipocrisia! O que quero dizer é que ninguém precisa sair de casa para ir à igreja ou a algum rito religioso para ganhar o céu. O céu é aqui embaixo, ou então em lugar nenhum. Claro que as pessoas sabem disso, mas querem se enganar ou tapear alguém do grupo social ou familiar. Boas ações, sempre e de modo incondicional é o caminho das virtudes e do “céu”. Quem viver assim, todos podemos, já viverá no céu sem precisar tentar tapar o sol com a peneira dos falsos credos e beatices. Aliás, o Cristo contado em muitas histórias, se for bem ouvido, sempre deixou isso muito claro, a retidão das condutas é a via para o “paraíso”. Fora desse trilho da boa conduta é perda de tempo e de uma insanidade não justificável, afinal, nós sabemos quando estamos tentando passar a perna em alguém. Agora imagine passar a perna em Deus…
LIGAÇÕES
Seguido vejo anúncios de vitaminas ou coisa parecida, claro, em canais “menores”, e o locutor dizendo enfaticamente: – “Os primeiros 150 que ligarem agora vão ter um desconto de 70%”. Desconto de 70% e ainda assim sobra lucro? Quero provas de tudo, na hora. Como é que vou ficar sabendo se estou ou não entre os 150 primeiros a ligar? E ninguém fiscaliza isso? Ah, entendo, estamos no Brasil, o mais celebrado país do vale tudo…
TEMPOS
Muitas mulheres olhando para os lados, coçando a cabeça e pensando: vou ou não vou? Claro que vão, mas diante das inseguranças, melhor então é ir acompanhadas de alguém da família ou com uma amiga. Falo das consultas ginecológicas. Notícias desagradáveis são as que não faltam. Ademais, vivo dizendo que quem melhor sabe das “ginecologias” são as ginecologistas, mulheres. As “pacientes” não sabem disso?
FALTA DIZER
Acabei de ver. Foi no Animal Planet, um canal magnífico, tudo sobre a natural vida animal, apoio aos bichos. Acabo de ver uma pesada manifestação pública contra a caça, na Galícia, Espanha. O repórter perguntou a uma das manifestantes como ela definia a caça. Ela, sem pensar: – Assassinato. Algum “humano” discorda?