Para vencer a crise – Leia a coluna do Prates desta quinta-feira (10)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

10/09/2020 - 06:09

Sei que você me vai perguntar que crise? Afinal, desde o nascimento e até o último suspiro vamos passar e ter que enfrentar crises. Há crises de todo tipo, as nossas, por exemplo, são nossas, não são do vizinho ou do colega arvoado. É “arvoado” mesmo…

A crise que me traz até você, leitora, chega-me por um artigo de um site de jornalismo, uma “pensadora” dava conselhos para vivermos com mais leveza estes momentos por que passamos. E um dos conselhos, o que me cutucou, era este: – “Aceite o que não pode ser mudado”.

Larguei a cuia, estava na hora do chimarrão, a tal “pensadora” me provocou. Nem vou dizer do que ela disse, vou dizer do que penso.

O que é que não pode ser mudado? Só ela, a morte. Essa é a bruxa chefe. Chefe da vida. Fora dela, tudo pode ser mudado, tudo, mudado ou pelas ações ou pelo pensamento.

Há quem diga que até a morte pode ser vencida pelo modo de pensar. Não entro nessa, é desespero dos que não querem admitir a verdade última… Seja qual for o desastre humano, sobrando a vida sobra tudo. É possível improvisar, substituir, aceitar e tudo melhorar.

Aliás, muito das nossas perdas na vida acabam sendo, não raramente, vitórias. É que por hábito não queremos dar o braço a torcer. Nada é irreversível.

Dinheiro perdido pode ser recuperado, nem que seja pela ideia de que dinheiro não é vida, não é saúde, dinheiro, maior parte do tempo, é apenas dinheiro em nossas vidas. Saúde abalada? O mal não tem cura, disse o médico? Mande-o lamber sabão.

Não há moléstias irreversíveis, pode haver moléstias sem curas conhecidas, o que não significa curas impossíveis. Fé, boas ações e olhar para frente costumam ser bons remédios, além, já disse aqui, ser refinada estupidez de quem diz a um paciente que ele não tem cura.

– Ah, Prates, mas o meu caso é de amor, eu o amava muito e não tem volta, ele casou com outra!

É esse o seu problema, leitora? Chame as amigas, faça uma festa e abra o melhor champanhe, você salvou-se… O tempo vai lhe provar isso.

Era só o que faltava chorar por um cueca-úmida, namorado… No mais, lutar na fé e transformar o que se afigurava inalterável num belo estojo de realidade…

Modos

Espero que doravante alguns “novos” hábitos permaneçam entre nós; por exemplo, uso de máscaras para os gripados e para os que não se querem gripar e também diante dos bufês de restaurantes.

E fim aos apertos de mãos, uma nojeira que nada justifica. Nojeira pura. É só observar o que uma pessoa faz com as mãos em poucos minutos. Horror. Bons modos é saúde e ninguém perde nada.

Teste

Supondo que você esteja por iniciar um negócio próprio, vem um economista e diz que você tem 30% de chances de falir, alta possibilidade. Outro economista diz que não, que você tem 70% de chances de dar certo…

Em quem você acredita? Os dois disseram a mesma coisa. Fizeram esse teste com jovens americanos e a maioria, paspalha, recuou com a possibilidade dos 30% de falência. Burros.

Falta dizer

Um cantor bem conhecido, disse num entrevista que “não posso morrer (ele estava doente), muita gente depende de mim”.

Espere, o sujeito não é novo, filhinhos ele não tem, quem depende dele? Mandriões criados? Ah, que vão trabalhar, vadios de uma figa. Vale para todos os que dizem isso em família.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul