Vou contar uma história. Antes, sou forçado a dar algumas voltas. Vamos a elas. Ninguém é trigo limpo, cada um de nós sabe disso. O tal “trigo”, dessa expressão idiomática portuguesa que chegou ao Brasil, é o nosso caráter. Não nasceu até hoje um “trigo limpo” da cabeça aos pés. Impossível. O “trigo” do caráter humano vai ficando cheio de ervas daninhas ao longo do caminho. Mas, tudo tem limites. Tem que ter. Fora dos limites, ferro, ferro pesado nos atrevidos, nos que de “trigo” não têm mais nada. Vamos ao fato. Aconteceu dia destes, infelizmente, um fato corriqueiro. Quando alguém tem idade e não tem juízo ou respeito pelos outros é um velho. Ou uma velha. Idosos são os que tendo idade têm também dignidade, bons modos. Foi assim. Um avião americano decolou da Cidade do Panamá para Tampa, na Flórida, EUA. Avião lotado, gente de todo tipo e turistas. Mal o avião decolou, acenderam-se os sinais de alarme, bomba a bordo. Foi um alvoroço, pode-se imaginar. Tripulantes correndo para lá e para cá e… Descobriram a causa dos sinais de alarme, de bomba. Um velho descartara no vaso do banheiro do avião suas fraldas geriátricas. Entupiu tudo e soou o alarme de bomba, que é o alarme do terror. Tudo porque um velho não teve o caráter de pegar suas fraldas sujas e colocá-las no devido lugar, não no sanitário do avião. É a regra mais ou menos geral. Vejo todos os dias velhos enfiando todo o dedo numa toca do nariz e nem aí… Depois vão mexer nas frutas dentro de supermercados. Outros tossem como se estivessem num sanatório, sem proteger a boca nem o nariz, tossem porque têm vontade. Danem-se os que estão por perto. Outros, nos verões de Florianópolis, vão às lojas, aos supermercados e até mesmo a restaurantes usando sungas. Pegar esses tipos e dar-lhes o devido “cafuné”, quem eles pensam que são, não aprenderam com os anos? Têm idade e não tem educação nem respeito, mas querem respeito. E ninguém diz nada, o pessoal das lojas, dos restaurantes, dos shoppings, silêncio. E sabes por quê? Os hipócritas, os iguais, caem de porrete sobre os críticos. Respeito, velhos mal-educados! Façam-se respeitar pela educação. O avião quase caiu por uma “infantilidade”? Ferro!
EDUCADOS
Como já disse, não tem cabimento um cara vergado pelos anos jogar fralda geriátrica borrada no sanitário de um avião em voo, não tem cabimento! Os ingleses, a propósito, definem como “gentleman”, pessoa bem-educada, aquela que mesmo estando sozinha e numa sala escura põe a mão diante da boca ao tossir ou espirrar. Sozinhos e no escuro… Esses tipos são tão raros quanto dinossauros na missa das oito…
FATO
Sempre que posso converso com gerentes, diretores de empresas, chefes, enfim, busco histórias para minhas palestras. Ontem um gerente me contou uma boa. Vários jovens buscando vagas num supermercado de Florianópolis, quase todos “iguais”. Lá pelas tantas, inseguro sobre os candidatos, o gerente improvisou uma pergunta a eles: – Qual o teu verbo preferido? Um dos guris respondeu: aprender. Ficou com a vaga. E o rapazinho já está lá, atrás do balcão de carnes, sorridente e… Aprendendo. Gostei.
FALTA DIZER
Elisângela, a atriz falecida semana passada, fez sonoros protestos contra as vacinas, esteve na linha de frente contra elas. Pegou Covid-19 e continuou obstinada, não se vacinou. Começou a ter problemas respiratórios, cardíacos e finalmente morreu. Muita gente está em situação parecida sem se dar conta. E o “Pregador” antivacinas, que se vacinou escondido? Anda escondido…
]