Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ninguém é santo – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

28/04/2023 - 06:04 - Atualizada em: 28/04/2023 - 07:09

Para não perdermos tempo, leitora, vou logo fazer-lhe uma pergunta. Diga-me se é possível viver sem inquietações, sem sobressaltos, sem medos, sem ansiedades, sem estresse, será possível? Não lhe sei a resposta, mas por mim respondo que não. Essas vivências emocionais são inerentes à nossa condição racional, quer dizer, aos chamados de racionais quando na verdade somos absolutamente irracionais. Não há bichos piores no Universo que os bichos humanos, mas… Vamos lá, racionais. Acabei de ler sobre o falecimento de um determinado cidadão que, segundo a família, foi dormir à noite e não acordou. Teve um enfarte e morreu em paz, sem sofrimentos anteriores, foi o que disseram. Li e fiquei pensando, nada como a ignorância ou a ingenuidade. Ignorância não é ofensa, é simplesmente alguém não saber de alguma coisa, a pessoa ignora… Neste caso, o importante é deixar bem claro que ninguém morre de uma hora para outra sem uma causa grave e alongada. O caso desse senhor, que morreu “em paz”, é muito comum, só que… Não existe essa história da carochinha de súbito ataque cardíaco, morreu como um passarinho, sem sofrimento. Esse tipo de ataque cardíaco, o chamado fulminante, foi alicerçado ao longo do tempo por questões pessoais e comumente mastigado como urtigas… A pessoa viveu intensas ansiedades, medos, estresses, inquietações, frustrações e até, muito comum, cavernosos ódios… Nada é por caso na vida. E menos ainda nos abalos à saúde. Tudo tem uma causa, afinal, quem não sabe que não existe efeito sem causa? Mais uma vez é bom lembrar da sabedoria dos humanos mais sensatos: não levar nada muito a sério, não se apegar demasiadamente a nada, viver o aqui e agora e saber que a ninguém foi dado saber a hora do ponto final. Todos nascemos para um dia chegarmos ao ponto final. Mas fique claro, cabeça humana, nada racional, é o esconderijo, o laboratório de origem de todas as nossa mazelas. Esse cidadão, que morreu como um “passarinho”, na paz, sem sobressaltos e dormindo, com certeza não dormia, sonhava. E nossos sonhos sempre são obras dos capetas de nossas vidas, tanto que a Psicanálise divide os sonhos entre conteúdos manifestos, os bonitinhos de que lembramos, e os conteúdos latentes, o que os sonhos de fato significam. Ninguém escapa e ninguém é santo, especialmente quando “sonha”…

PERFEIÇÃO

Uma antiga verdade na seleção de pessoas para um trabalho diz que – “O mais perto que uma pessoa chega na vida, quase a perfeição mesmo, é quando preenche uma ficha de emprego”. Vem daí a importância da entrevista. Uma entrevista bem feita, por profissional experiente e “honesto”, desnuda qualquer mentiroso que se atreva a posar de bacana. A fala, os gestos, a “embalagem”, enfim, falam mais alto que todas as mentiras ensaiadas.

ELAS

É regra geral, claro, pode haver exceções, mas serão exceções… Mulheres candidatas a emprego e que devem passar por entrevista, se forem bonitas, competentes, boa autoestima, seguras mesmo, e a entrevistadora for mulher, é raríssima a chance de a bonita ser aprovada. Será reprovada, quase certo. É regra mundial e não apenas brasileira. A luta das mulheres é muito maior com as outras mulheres do que com os homens no trabalho.

FALTA DIZER

Um sujeito mata várias crianças, o que se diz dele? Será que os hipócritas vão dizer que ele é mentalmente saudável? Ou vão dizer que é um psicopata, doente mental? Muitos levianos, ignaros, falsamente não admitem que muitas doenças mentais levam ao crime. Não fosse assim, não existiriam os presídios psiquiátricos. Vão estudar mais…!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.