“Murros da vida”

Por: Luiz Carlos Prates

06/10/2018 - 12:10

Agora, há pouco, quis me dar uma lombeira e saltei da cadeira, ah, essa não. Lombeira? É o modo de se dizer nos galpões quando uma pessoa se sente cansada, corpo pesado, desejando ficar quieta num canto ou, se possível, tirar uma soneca. A lombeira não tem causa real, não vem de um trabalho intenso, talvez venha mais de uma preguiça gerada pelo ócio… Bah!

Levantei da cadeira, sem essa de lombeira, e fui aos meus arquivos temáticos, o que costumo fazer quando as lombeiras da vida me querem sentado ao lado delas. Fui à área esportiva dos meus arquivos. Mexi daqui, mexi dali e… reencontrei Mike Tyson. Tyson foi um furacão nos ringues, Deus nos livre cruzar com ele. Tyson foi daqueles pesos-pesados inesquecíveis, enquanto lutou como pôde, ninguém se lhe opôs, baita campeão.

Pois bem, numa entrevista Tyson disse que começava a treinar às 5 da manhã. E o repórter lhe perguntou por que tão cedo assim? O boxeador deu uma resposta inesquecível: – “Levanto para treinar a essa hora porque sei que “eles” ainda estão dormindo…”. Tyson queria dizer, ironizando, que os seus futuros adversários ainda estavam na cama quando ele já estaria treinando, suando…

Achei essa resposta do Tyson formidável, mas… é a resposta comum a todos os grandes vencedores na vida. Ninguém jamais chegou ao sucesso ficando até às 10 na cama… Ninguém. Vivo falando daquelas guriazinhas da ginástica olímpica que a cada quatro anos nos encantam.

Elas passam milhares de horas em suas vidinhas treinando, se superando, silenciando dores, vencendo desafios. E tudo para se exibir por 3 minutos numa Olimpíada? Não, mais que isso. Para “vencer” na vida.

Numa sala de aula com 40 jovens, só uns quatro ou cinco são alunos, valem a pena. O resto é mandrião, vadio. Preguiçosos que culpam a professora, a escola, os colegas, a vida… e não se olham no espelho para ver que ali está o vilão, a vilã, o vadio, a vadia. Aliás, o ditado, se bem compreendido, encerra tudo: Deus ajuda a quem cedo madruga.

Madrugar significa levantar cedo? Mais que isso, significa ter uma proposta, acreditar nela e lutar até chegar ao pote da vitória. Todos podem, todos. Ah, sim, menos os vadios. Mas os vadios já conhecem o “murro” da vida, não é mesmo Mike Tyson?

Conselho

Li tudo o que pude até hoje sobre Amador Aguiar, (1904-1991) um dos fundadores do Bradesco. E guardei dele este conselho ao pessoal do atendimento: – “O cliente se consegue por pequeninas coisas e se perde por pequeninas coisas. Os pequenos erros não podem ser cometidos porque ofendem. O nosso caixa, a pessoa do balcão, tem que conversar com cliente olhando para o cliente. E eu digo para vocês que o que vale a pena na vida é o trabalho e a atenção que você dá à pessoa com quem você conversa”. Discordas?

Anote

Quando a pessoa não arde por dentro de entusiasmo por seu trabalho, pode ganhar bem, pode ser promovida, pode ter várias vantagens, de nada adiantarão. Motivação é vivência que não se consegue “por fora”, ou ela nasce na pessoa e pela pessoa ou nada feito. Vêm daí os atrasos, os absenteísmos por nada, a indolência no fazer e o desejo e ansiedades por feriados e feriadões. Resultado? Fracassos e morte mais cedo. É estatística mundial.

Falta dizer

Quando a coisa envolve pai e mãe é difícil escapar, mas fora deles é cair fora dos pessimistas contumazes, dos aziagos da vida, dos que vivem se queixando, dos que não acreditam em nada, essa gente contagia. Fujamos.