“Mudar é difícil”

Por: Luiz Carlos Prates

23/02/2019 - 12:02

Vez por outra, passo a mão em alguns livros, velhos companheiros, e os abro, sem pensar, em qualquer página. O que vier, veio… Há pouco fiz isso, peguei um dos velhos companheiros e quis “ouvi-lo”. E ele me provocou. – Ah, sim, você quer saber do nome desse companheiro!

O nome dele é “Sucesso, Paz Interior e Felicidade”. Um triozinho sapeca, não é mesmo? Imagine uma pessoa tendo sucesso, paz interior e vivendo feliz… bah, seria caçada como uma besta do Apocalipse, estaria a provocar as multidões infelizes do mundo.

Nesse livro, lê-se uma frase de Adam Smith, economista americano (1723-1790): – “O que se pode acrescentar à felicidade de uma pessoa que tem saúde, não tem dívidas e está com sua consciência em paz”? Adam tem razão, todavia, essa razão vai só até ali, na esquina. Há muita gente com saúde, sem contas a pagar ou com as contas em dia e… vivendo num inferno de emoções estúpidas, sem que haja, de fato, um problema a justificá-las.

Veja bem, saúde e dívidas tiramos de letra, como se diz no futebol, mas e a consciência, e a cabeça “louca”? É a cabeça das pessoas que as leva à infelicidade. Uma doença pode ser tratada e curada, seja a doença que for, no estágio em que estiver. Com boa luta e fé, tudo é possível ao que crê, pois não? Contas em dia é o mais fácil de tudo, é não gastar em bobagens, é ter um certa disciplina e pronto, tudo em ordem. Mas e a cabeça louca?

As pessoas não se satisfazem com nada, você lhes pode dar o que for, o que elas imaginarem que as vai fazer felizes, mas… chegando a esse pote da felicidade fazem bico. Ninguém está feliz com o que tem. Sempre é preciso mais ou diferente. Bom, já contei aqui de uma antiga experiência de psicólogos americanos.

Eles descobriram que as pessoas só se dão conta de que foram burras, estúpidas, quando estão numa UTI, conscientes. Mas os psicólogos apuraram que, na média, 15 dias depois da alta, depois de curados, os estúpidos que estavam na UTI voltaram a ser o que eram antes, sem tirar nem pôr… Estupidez não tem cura. Muita gente é “rica” e não sabe, ricas do que de fato vale a pena na vida, mas elas são “cegas”, e por isso, infelizes…

Pudor

Dinheiro e fama não encurtam orelhas… Uma “famosa” cantora brasileira tornou vegetariana e diz que muita coisa mudou na vida dela depois disso… e diz, sem pejos, que – “Perdi 4 quilos e os puns não fedem mais…”. Me diga se pode? Que falta de classe. Outra tira foto pelada na frente do espelho, a foto “vaza” e ela fica indignada, diz que alguém foi hacker no Instragram dela. Mesmo assim, por que a foto pelada, para quem, com que interesse? Gentalha!

Pergunta

A pergunta estava num site de jornalismo: – “Após sexo, por que há quem durma e quem converse”? Ora, só quem faz sexo e vira para o canto para dormir são os homens. É que os homens numa relação qualquer só querem o sexo, e elas, “ingênuas”, querem conversa, querem tititi depois. Ingênuas.

Falta dizer

Tantos quantos estão com vontade de ir para lá, outros querem de lá voltar. Brasileiros e Portugal. Gente tapada achando que lá tudo vai ser mais fácil e melhor. Mais fácil e melhor é aqui mesmo, pífios. Não há país europeu melhor que o Brasil. Gente que precisa ver para crer, Tomés da burrice!