Sem saída

Por: Luiz Carlos Prates

04/05/2018 - 12:05 - Atualizada em: 14/05/2018 - 14:16

É isso mesmo, o ser humano não tem saída. A consciência da morte o faz um tonto existencial, o único ser vivo da terra que anda em círculos, e se achando o tal… O ser humano é o único ser vivo infeliz. De uma infelicidade que lhe resulta do que, para muitos, é o grande apanágio humano: a consciência. Antes de dizer sobre o que me traz a você neste dia, deixe-me apenas relembrar que na ignorância moram todos os vícios, e que no muito saber reside todas as angústias. Que horror. Não temos saída. Toda esta conversa vem de uma reportagem que acabo de ler, duas páginas, sobre superstições. Superstições são credos estúpidos. Todo os temos, todos. “Ah, mas eu não tenho e blábláblá…”. De fato, blábláblá, todos temos superstições, sim, todos.

Algumas das superstições do nosso dia-a-dia transcendem o ridículo, põem o ridículo no bolso. Crer, por exemplo, que gato preto dá azar. De onde vem isso? Vem da Idade Média, a idade das trevas. Gato preto, porque preto, era sinônimo de trevas, e alguém o imaginou uma bruxa, logo… Fogueira no gatinho. Que horror. Eu queria ver a cara do infeliz que por primeiro disse isso.

Um espertalhão espalhou pelos palácios que derrubar e quebrar espelho trazia sete anos de azar. Tudo invenção. Ocorre que os espelhos eram objetos raros, coisa de gente rica, logo, ter um espelho quebrado era mais que prejuízo, então, alguém inventou o artifício que ferrava com os serviçais dos palácios: quem quebrasse um espelho teria sete anos de azar na vida. Consequência disso foi que todos os serviçais tinham um cuidado especial ao limpar espelhos. Reis e rainhas safados… E os ignorantes serviçais palacianos acreditaram na farsa dos sete anos de azar…

Outra superstição idiota é aquela de passar por baixo de uma escada. Uma escada aberta e encostada numa parede forma um triângulo, triângulo era a Sagrada Família, Pai, Filho e Espírito Santo… Quem passasse por baixo da escada “quebraria” a harmonia entre Pai, Filho e Espírito Santo… Pode isso? Ô cabeça rica a que inventou essa bobagem…

Derramar sal traz azar, diziam os romanos antigos. Tudo porque o sal era mercadoria muito valiosa naquele tempo, dizendo do azar os cozinheiros teriam mais cuidados com o sal… Quase tudo das superstições ou envolve dinheiro ou é para produzir medos disciplinadores. Bom, depois destas minhas heresias, vou procurar por um trevo de quatro folhas, pelo sim e pelo não…

13

Perguntas para quem acredita que as sextas-feiras 13 são dias de azar… E os que ganharam na loteria numa sexta-feira 13? E as pessoas que passam num concurso dificílimo numa sexta 13? E o cara que foi promovido no trabalho e está viajando para a Suíça? E o gauchão que sentou debaixo de uma árvore para tomar um chimarrão e está feliz pra burro? E o Zagalo que sempre foi campeão do mundo com uma camisa 13 por baixo?

Falta dizer

Que os pais eduquem os filhos para que eles ponham a correr de sala de aula os professores de esquerda/ incendiária que ficam tentando doutrinar jovens pouco esclarecidos. Identificada nas escolas, essa gente tem que ser imediatamente demitida. Rua!