Finalmente, ele está indo para o lixo. É um livro, magnífico, mas já o li e reli tantas e tantas vezes que ele mesmo me pediu um adeus. Esse livro – Longevidade do Cérebro – foi escrito por um médico indiano, Dharma Singh Khalsa. O livro é uma preciosidade sobre os poderes da mente na nossa saúde. Doenças tratadas pela medicina convencional como incuráveis são perfeitamente reversíveis pelos olhos e medicina do Dharma. Segundo ele, coloquemos na cabeça que o nosso corpo não adoecerá se for comandado por uma boa cabeça, cérebro.

O diacho é encontrar por aí essa boa cabeça. Para viver saudável e feliz é preciso uma cabeça em paz. É tudo de que precisamos para viver saudáveis e felizes.

Frequentemente, relembro das minhas encrencas na vida. E dessas encrencas, faz tempo, me livrei de uma coisa: de apontar o dedo acusador para quem quer que seja. Em todas as encrencas em que me meti, e foram todas profissionais, mesmo quando me puxaram o tapete, a culpa foi minha, dei crédito a quem não devia, acreditei em quem não devia, fui otário, fiz, fui culpado de mim mesmo... Assim, morda-se, senhor, mas fique quieto! Vale para todos nós.

Sim, porque se nos acusarem de algo grave e de que não tenhamos culpa, o acusador terá de ir para o inferno... E no sentido mais amplo da expressão, ah, terá... Mas isso não costuma ser o caso, pelo menos, da maioria que anda por aí. Neste momento há homens velhos, idosos mesmo, presos. Políticos, quase todos. Foram indecentes, ladrões do dinheiro público, avançaram o sinal da decência acomodados no poder temporal de que gozavam. Agora, velhos, estão na cadeia ou severamente encrencados. Valeu a pena? Duvido que eles pensem assim. E se alguns deles até agora ficaram fora das teias da lei, isso é pouco. A consciência deles os fará arder no inferno do peso moral. – Ah, Prates, tu acreditas nisso?

E qual é, leitora, por exemplo, a origem das doenças deles? Consciência moral. O pior dos bandidos tem consciência moral. E com a cabeça ardendo ninguém pode ter saúde. Com uma cabeça desnorteada ninguém pode respirar em paz, deitar e dormir. Vêm daí nossas moléstias e, não raro, moléstias rápidas e fatais. Mas para tudo pode haver reversão... Não sem antes que a cabeça entre nos eixos, ou por arrependimentos sinceros ou pela retomada da boa conduta. Mas isso é mais raro que dinossauros na missa das oito...

Frases

Duas frases que guardei na memória: “O verdadeiro sucesso consiste em conquistar a paz interior”. – “Sem honestidade não há paz interior e, sem esta, o sucesso não é sucesso”. Sabedorias, mas... O povinho (brasileiro) vende a alma ao diabo por um sucesso, seja do tipo que for e ao preço que for. Não é por outra razão que o inferno (aqui na terra) está sem vagas, lotadíssimo...

Falta dizer

Num restaurante, dia destes. Ela não era tão feia, mas ficou horrorosa quando começou a comer. Temos que ter modos ao mastigar... Aliás, houve tribos sobre a terra que faziam todas as suas necessidades físicas na frente de todos, mas... para comer se escondiam. Sábios.