Muito raro hoje em dia você encontrar uma pessoa equilibrada, em paz. Ter paz na cabeça, viver essa paz é para bem poucos, pouquíssimos. Acabei de reler duas frases antigas, dois conceitos psicológicos, que andam um tanto fora de moda: fé e metas existenciais.
Não entendi, Prates!
Vou explicar. A primeira frase é afirmação de um médico, ele disse que – “Numerosos casos de doenças incuráveis terminaram numa cura espetacular. O motivo é simples: o doente redescobriu sua profunda vontade de viver”. Vou fazer uma leve correção, doutor. Quando o senhor diz que o paciente “redescobriu” a vontade de viver, na verdade, ele “descobriu” essa vontade, mas só a descobriu quando estava com a corda no pescoço. Muitos de nós fazemos isso. Vivemos jogando vida fora, perdendo tempo com inutilidades e o sono por ansiedades pelo nada... Perdemos vida por falta de “vida”.
E a outra frase que reli ontem é esta: - “Ter metas é importante para a felicidade, ter metas influencia o momento presente”. Verdades eternas, mas que as pessoas ou delas não se apercebem ou a elas não dão bola... Maioria.
Quando alguém está na cama, afundado por uma doença tomada por incurável, é preciso que a própria pessoa saiba, ou que alguém diga a ela, que na vida, nas moléstias, nada é impossível. Opa, mais uma vez lembro do Evangelho de Marcos, 9:23 – “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. Um enfermo crê na saúde, e um saudável crê na felicidade. Para a saúde a fé é indispensável e para a felicidade dos saudáveis as metas na vida são uma grande força.
Imagine uma pessoa com dinheiro no banco, a casa paga, os filhos crescidos, tudo em ordem e o cara alisando a barriga e dizendo-se “pronto”, que não precisa de mais nada... Quem diz isso, quem pensa assim, não se dá conta mas está assinando contrato com o diabo, e o diabo virá buscá-lo mais cedo... “Credo, tu não tinhas nada mais simpático para dizer, Prates”? – Não, não tinha, e quem fala assim fala como amigo.
Ter uma meta, um projeto qualquer, ter algo por que lutar, seja a bobagem que for, traz vida, energia, saúde às pessoas. Não ter horizontes traz “cinzas”. E no berço da enfermaria, o melhor remédio é o entusiasmo e a certeza da fé. Deu.
COMPENSAÇÃO
Completamente erradas. Quem? Pessoas que têm uma vida tribulada, não gostam do trabalho que fazem, não vivem a vida que gostariam em família, não se sentem bem com elas mesmas e... Tentam compensar essa vida de desgostos com férias, feriados e tomem gastar o que não têm... Erradas. A saída é resolver os problemas que incomodam, tirar fora o sapato que aperta, sem isso de que vão adiantar as férias? A pessoa sai e leva com ela as encrencas. As melhores férias são por aqui mesmo, mas... Com a cabeça fresca. Resolva antes, depois saia por aí...
ÉTICA
Cuidado com produtos hortigranjeiros empacotados. Fui ao supermercado, comprei uma caixa com seis espigas de milho, três em cima, três embaixo, empacotados. Em casa, achei o milho do meio e que estava embaixo sem condições, “baleado”. Claro que aquela espiga foi colocada de propósito, por falta de ética de quem fez a embalagem. Safados. Estou de olho, Tião.
FALTA DIZER
Oscar Wilde, escritor irlandês que ficou na História, nasceu em 1854... Anos depois, ele escreveria: - “Nesta nossa época a única coisa necessária é o supérfluo”. Imagine se ele ressuscitasse... E nos visse hoje. Piorou tudo, as pessoas estão vivendo só pelos supérfluos.