O céu é feio

Colunistas

Por: Luiz Carlos Prates

quarta-feira, 12:30 - 14/02/2018

Luiz Carlos Prates

Se alguém disser que Deus é bom, muitos vão saltar da cadeira, bom é o meu pai... Se você disser que o céu azul é lindo, multidões vão lhe mandar longe, lindo é o céu vermelho... Seja para o que for, sempre haverá os do contra, sempre.

Faz tempo que os mais sensatos recomendam o otimismo para uma vida melhor, e dessa recomendação resultou o que se chama de autoajuda, positivismo, o que para muitos é uma tolice. Bom, basta lembrar que entre Cristo e Barrabás, os “vermelhos” da época preferiram Barrabás.

E já faz algum tempo, há um movimento contra o otimismo. Aliás, se você quiser pode procurar um “bom” livro nessa direção, ele está aí, no mercado: Manual antiautoajuda.

Os contra o otimismo dizem que – “A obrigação de ter de evitar pensamentos pessimistas e ser positivo o tempo todo é impraticável para a maioria das pessoas”. Só que esses “inteligentes” esqueceram de dizer que a maioria é também formada pelos perdedores na vida. Ou você conhece mais pessoas vencedoras que perdedoras? Ora, bolas, ninguém conhece. Os vencedores podem ser contados nos dedos das mãos...

Mais adiante, dentro dessa proposta de que é melhor ser pessimista que otimista, um bocó diz que – “O esforço de repetir que tudo dará certo (proposta da Lei da Atração e do otimismo), mesmo quando não acreditamos nisso, tende a piorar a autoestima”... Só que o bocó não leva em consideração que quando eu repito que tudo vai dar certo, estou diante de um desafio que fica dentro das minhas possibilidades, ninguém é louco para sonhar com impossíveis. A questão é que muitos e muitos são capazes, mas não se acreditam capazes e, sendo assim, não há psicologia que os possa ajudar.

Mais adiante, um paspalho defensor do pessimismo pergunta: - “Qual o mérito de convencer a nós mesmos de que tudo dará certo quando há inúmeras evidências do contrário”? Ô, paspalho, “evidências” bem que podem ser equívocos de percepção. E é bom não esquecer do Evangelho de Marcos 9:23 – “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. Dizer que ter os dois pés no pessimismo nos evita frustrações, nos aproxima da realidade e nos pode fazer mais felizes é de uma estupidez típica dos pessimistas. Aliás, o pessimista torce para que tudo dê errado, assim ele bate no peito e diz: - Eu não disse? Infeliz.

Fantasias

Fantasias, meras fantasias ou realizações? Santo Deus, o que vi de “homens” fantasiados de mulher no Carnaval, uma coisa. Vi de sujeitos com saiotes rendados a princesas de todo tipo. Trejeitos, seios postiços (muito bem cuidados...) batom, tudo, de tudo. Andei, andei, andei e não vi uma única mulher fantasiada de homem, que diachos... Por que eles querem ser mulher?

Falta dizer

Ninguém se fantasia do que não gostaria de ser, basta ver os meninos. Fantasiam-se de Batman, de bombeiros, de marinheiros, de soldados, de Zorro, sempre heróis... Só observá-los. Muitos crescem e...

×