Assunto chato

Por: Luiz Carlos Prates

06/12/2017 - 13:12 - Atualizada em: 14/05/2018 - 14:37

jornal era de ontem, acabei de lê-lo hoje de manhã. Certas notícias atravessam os séculos, mudam apenas os nomes e os endereços, no mais… tudo igual. Tudo igual desde Adão e Eva. De fato, não há nada de novo abaixo do sol. Sim, mas sobre o que eu li? Já conto.

Antes de dizer da notícia que li, devo lembrar que homens e mulheres são de fato muito, muitíssimo diferentes. As diferenças, todavia, são muito mais culturais que “naturais”. As mulheres, por exemplo, se entredevoram, se possível. Já contei aqui de uma publicidade antiquíssima publicada na extinta revista O Cruzeiro, publicidade de um shampoo anticaspa. Nessa publicidade apareciam uma mulher e um homem se abraçando. Sobre os ombros da mulher, que vestia tailleur azul-marinho, havia um estrelado de caspa. E o homem olhava para aquelas caspas com uma cara “especial”… No texto, lia-se: – “A caspa já destruiu mais romances que a melhor amiga”. Veja o conceito de melhor amiga…

Já os homens “só” se entredevoram no trabalho, ainda que dissimulem com a arte dos grandes atores, mas são muito perigosos quando há cobiças na mesma área de ação dentro da empresa. Fora disso, são uns fofos entre eles…

As mulheres não, as mulheres são inimigas figadais entre si. Já comentei no rádio sobre blogueiras (coitadas…) que dizem que mulher não deve usar calcinhas bege, calcinhas dessa cor não são nada “apelativas”, não despertam “desejos” nem provocam ereção… Engraçado, elas se “fantasiam” para eles e não reagem quando eles (maioria absoluta) ficam com a mesma cueca por uma semana…

Se a filha da vizinha tiver dois namorados, todas as vizinhas vão dizer que a garota é uma “luta”… E se o guri tiver duas namoradas?, ah, esse vai ser terrível, puxou o pai, é garanhão!… Ridículas, não se respeitam.

Toda esta conversa para dizer que – mais uma vez – li ontem nos jornais que Santa Catarina, proporcionalmente, tem índices de violência contra a mulher acima de São Paulo, cuja população é duas vezes maior…

Que horror e que cansaço ter que dizer isso mais uma vez: uma guria que se respeita, que foi educada para se respeitar, acaba com o namoro, seja com quem for, no primeiro pigarro mais forte do vagabundo… Ele que vá dar ordens e proibições para… ele sabe para quem… Bolas, vou parar por aqui, perco meu tempo! Elas são surdas para a verdade que as compromete. Elas? A maioria.

Povo

Não são todos, mas são muitos, muitíssimos. Dia destes, uma enfermeira de posto de saúde me contou que o dia em que ela mais trabalha é em feriado que caia numa quarta ou quinta-feira… Gentes de todo tipo procurando por um “atestado” para emendar até segunda-feira. Pegar essa gentinha dos atestados médicos falsos e dar uma sova de laço. Ordinários, eles e elas, os pedintes, e também quem assina o atestado falso…

Falta dizer 

Tenho meus credos e minhas orações, só eu sei deles. São minhas âncoras emocionais… Fico pensando como seria a vida sem elas… No que confiam e se agarram os que em nada creem? Que desespero!