Andava quieto, pisando em ovos, respirando baixinho para não fazer barulho, pensei que este ano iriam esquecer a estupidez de todos os anos, mas… Crasso engano. Que baita babaca pensar como pensei. Acabo de abrir um site de notícias e… bumba, um murro no nariz. Lá estavam elas, de plantão, esfregando as mãos e esperando pelos idiotas, pelos crentes baratos… Estás curiosa sobre de quem estou a falar?

Falo das “previsões”, das previsões para o Ano-Novo. Lá vêm elas, outra vez. “Videntes” de todos os tipos armados até os dentes com suas “certezas” (que na verdade são “espertezas”) para enganar gente acanhada mentalmente. Não as quero chamar de estultas ou burras. Ingênuas, digamos…

Todos os anos é a mesma coisa. Por estes dias começam a aparecer, especialmente na televisão, os videntes, os adivinhos do que vai acontecer na Economia, nos Esportes, na vida dos mais importantes personagens da vida contemporânea, aquela coisa, aquela baboseira em que muitos acreditam. E tomem ladainhas e espertalhões ganhando dinheiro… Uma coisa, todavia, me irrita.

As pessoas que andam por aí, todas se dizem religiosas, cristãs ou católicas, mais das vezes. Mas, não estão nem aí para a religião deles, se fossem pessoas ligadas de fato à religião que dizem seguir, saberiam que na Bíblia – no Eclesiastes, capítulo 7, versículo 14, lê-se – “No dia da felicidade, sê alegre; no dia da desgraça, pensa; porque Deus fez um e outro, de tal modo que o homem não descubra o futuro”. Tudo bem, é coisa de religião, mas é também ciência, a ninguém foi dado o poder de ver o futuro. Então, esses charlatães que andam por aí e que vão aparecer na televisão agora no fim do ano, tem que ir tudo para a cadeia, são estelionatários da fé… Sim, esses crentes também têm que levar uma coça…

O melhor modo de prever o futuro é ser honesto, decente, cumprir a lei, fazer o melhor possível para ser criativo e produtivo no trabalho, ser pessoa, enfim, confiável e… pronto, o futuro poderá ser adivinhado. E um bom futuro não é necessariamente um futuro cheio de dinheiro, não, um bom futuro é um cabeça em paz. E essa “previsão” qualquer um pode fazer, avaliando-se bem no dia de hoje. O mais é safadeza e esperteza de espertos diante das multidões de otários.

 

ATITUDES

Diz um médico, num jornal, falando sobre pacientes de doenças sérias, muito sérias: – “É a atitude do paciente que muda tudo”. Um modo objetivo de dizer que muito da saúde, da recuperação da saúde, depende da vontade de viver… Muita gente não quer viver, é desejo “inconsciente”. Do querer resultam os “milagres”. E os milagres são realidades inexplicáveis para a ciência, mas plenamente possíveis e verdadeiras para a Psicologia. A velha história do – “Se tu podes crer, tudo é possível ao crê”! Não é mesmo, Marcos 9:23?

 

PERSONALIDADE

Personalidade é a máscara que usamos diante dos outros ao longo da vida. Usamos dessa máscara, não raro, contra nós mesmos. São as pessoas que por suas atitudes negam-se para a vida, acham desculpas para ser o nada que são… Pessoas que por suas atitudes verbais, sua fala, danam-se na vida; elas são ouvidas pelo “inconsciente” e o inconsciente as encaminha para o destino de que vivem falando e da vida de que vivem se queixando. Então, não se queixem…

 

FALTA DIZER

Falei de previsões e charlatães? Pois lhe vou fazer uma previsão… Prevejo que você vai se dar bem melhor no seu trabalho em 2018 se dedicar-se a ele com todas as suas forças. É o que prevejo… Não duvide!