Foto Arquivo
Foto Arquivo

Desista, sim. Dependendo do que você faz ou do que lhe passa habitualmente pela cabeça, é formidável perda de tempo fazer retorques faciais, plásticas estéticas, ou pedir por Botox no rosto. Nunca me foi qualquer novidade o que acabei de ler e ver.

Antes de entrar no assunto, devo lembrar que por muitos e muitos anos vivi no futebol e do futebol. Convivi com gente de todo tipo e, de modo especial, com treinadores.

Um sujeito encerrava a carreira de jogador e iniciava-se como treinador, cansei de ver isso. Esse sujeito ao sair dos gramados era “jovem” e elegante.

Meses depois de se iniciar como treinador já tinha os cabelos grisalhos e o rosto cheio de vincos. De onde vieram aquelas marcas de “velhice”? Vieram das preocupações. Testa enrugada por preocupações envelhece o rosto e as vísceras. Morre-se mais cedo...

A reportagem que acabei de ver num jornal de São Paulo trazia fotos de Bolsonaro, Moro e João Dória, o governador de São Paulo, sob o título: - “Sequência mostra envelhecimento de políticos em três anos”. Os três, “antes”, com os rostos lisinhos, “jovens” ainda.

E ao lado, os três com as caras de hoje, depois de entrarem na fogueira das vaidades, ou das verdades. Estão “velhos”, enrugados e não deviam, afinal, estão há pouco tempo nos cargos que os estão  envelhecendo. Cargos de altas preocupações e sonos perdidos...

Sei que algumas pessoas parecem ter parceria com algum anjo, o tempo passa, todos por perto envelhecem e essas pessoas continuam com a carinha dos 20 e poucos anos... Diachos, que segredo é esse? Mas são poucos. A maioria envelhece, sim, a partir das dobras na testa produzidas por preocupações, reais ou imaginárias.

As emoções ruins danam o corpo físico. Não vou dizer da minha razão, mas ardi no fogo de uma mágoa por seis anos para só depois me dar conta de que fora um refinado idiota...

O que tivera por prejuízo, por perda, fora, isso sim, um admirável prêmio que a vida me dera por caminhos transversos. Mas dessa amargura inútil me resultou o vitiligo... Realidades ou fantasias nos podem derrubar, depende de como reagimos...

Seja qual for a nossa ruga emocional, essa ruga vai passar para a testa, para o rosto, para as vísceras, para a saúde. Jovens e bonitos são os saudáveis da mente, para esses não existe Botox. Raríssimos.

 

Caras

Duas caras não ficam bem em ninguém. O treinador Tite, da Seleção Brasileira, não quis apertar a mão de Bolsonaro na festa da Copa América, disse que não gosta de misturar política com esporte... Ah, é? Então, não tinha que ter mandado mensagem ridícula de cumprimentos ao Lula quando o Corinthians que ele treinava venceu um campeonato paulista. Muito feio e falta de educação ter duas caras.

 

Cadeia

Uma criança morrendo num centro cirúrgico e os pais proíbem os médicos de fazer transfusão de sangue... Outra criança, sem defesa nem voz, não é levada ao posto de saúde para a vacina porque a vacina é “pecado” ou “mata”... Quem diz isso? Os pais broncos. O que fazer? Chamar a polícia e cadeia a essa gente bandida contra crianças indefesas.

 

Falta Dizer

Cresce na Europa o chamado Turismofobia”. Portugal que o diga... O que é o turismofobia? É a reação dos nativos contra o ruído dos maus turistas, gente mal-educada, tipo a brasileirada. Entre as multidões de toscos, inúmeros “diplomados” e “doutores”, sem dinheiro mas com muita pose... Alguma novidade? Seriam diferentes dos turistas de Florianópolis? Em nada.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger