Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Homem não chora – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

10/05/2023 - 06:05

O entupido que por primeiro disse essa frase, essa de que homem não chora, devia ter sido pegado pelo colarinho para dar umas voltas e depois… Chorar. Foi um covarde, um desses tantos que inventaram e legaram à História a mentira de que o “pecado” foi criado pela mulher e que elas devem ser submissas ao marido. Acabei de ouvir o programa Conversa de Segunda, na GNT. Certa altura, o pessoal passou a tratar do assunto, chorar. Vou meter a colher na conversa deles. Primeiro, machinhos dizem que chorar é fraqueza. Fraqueza, antes de tudo, é ceder, temer, diante do que nos é perfeitamente possível enfrentar e vencer. Nesses casos, sim, é fraqueza. Todavia, diante de perdas irreversíveis na vida, diante de pungentes tristezas, diante do que não podemos enfrentar ou mesmo do que nos provoca fundos sentimentos de pesar ou solidariedade, chorar é mais que humano, é necessário. Aliás, uma das razões de as mulheres viverem mais que os homens, estatística mundial, é que as mulheres estão liberadas para chorar. A lágrima é um tipo especial de hormônio que traz em sua essência o refino de nossas emoções. Sem esquecer que grandes alegrias também nos fazem derramar o abençoado líquido da purgação do que nos sacode. Não chorar diante do que nos devia ou deve levar às lágrimas, além de encurtar a vida, nos tira a possibilidade do mais imediato dos alívios das tensões físicas. Estou falando do choro na hora certa, naqueles momentos em que nossa alma diz, gritando, não aguento, ou não suporto mais. Trânsito livre para as abençoadas lágrimas. Ah, e tem outra, os falsos machos que andam por aí, todos, todos mesmo e sem exceção, choram, choram de pingar… Choram escondidos.Os meninos não devem ser “proibidos” de chorar, devem ser ensinados, isso sim, a serem corretos, lutarem por suas boas causas. Dizer a um menino que homem não chora é coisa de bebezinho da mamãe disfarçado de Homem, de Machão… Bah, são os piores, são os que não resistem à chuva fina das até pequenas questões da vida. Fique então bem claro, chorar é humano e lutar para espantar as possíveis fraquezas é o que deve nos reger a vida emocional. Não há melhor remédio para uma funda saudade que as lágrimas, e melhor ainda num colo…

EQUÍVOCO

Ler envolve cinco estágios: decodificar os símbolos, compreender o texto, postura crítica diante do que é lido, retenção na memória e capacidade de evocar o que foi lido. Sem essa leitura correta, babaus, o sujeito vai ter uma cabeça oca. Ah, bom lembrar que 73% dos alunos brasileiros do Ensino Médio vão muito mal em Português. Motivo? Vadiagem e descaso com o que muitos pensam ser de pouca importância. Toscos.

CINQUENTA

Há um movimento no Brasil chamado de 50 +. Visa à colocação de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho. Bem difícil. Melhor é a pessoa se preparar desde cedo para ter sua segunda opção no mercado, o chamado Plano B. Empregos de CLT para os acima de 50 é, costumeiramente, pura exploração de parte de muitíssimas empresas. Que as pessoas se preparem, cedo, para os 50 +.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

FALTA DIZER

Ouvir uma história sobre alguém pode gerar desconfianças. E o que dizer de imagens? Acabei de ver fotos de uma conhecida brasileira, nua, fazendo gestos de “vem…”. Montagem criminosa. Os canalhas não fazem essas montagens com os falsos machos que andam por aí, esmagadora maioria. Pegar quem faz essas montagens, ô, “pegar”…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.