Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fundos emocionais

Por: Luiz Carlos Prates

15/11/2016 - 09:11

Cada vez mais vejo pessoas “enlouquecendo” numa boa ao nosso meio… Enlouquecendo numa boa, de certo modo, é o que, visivelmente, faz a maioria das pessoas que anda por aí. Ansiosas, inseguras além da conta, nervosas, cheias de chiliques histéricos, sem falar na depressão, o pano de fundo e fuga de muitos. Depressão é “decisão” mental da pessoa, decisão inconsciente, mas decisão. Não há quem possa evitar esse quadro senão a própria pessoa. Assunto chato e inútil, bah!

Fiquemos com o que pode ser discutido e salvo… Tipo Fundo de Garantia. Não, não me refiro ao dinheiro que os trabalhadores têm nas gavetas da Caixa Econômica, dinheiro depositado mês a mês pelos empregadores.

Falo do Fundo de Garantia que devemos ter em nosso estilo de vida, vida mental, quero dizer. A população operária depende ou crê que o FGTS vai servir para alguma coisa. Muito pouco. O Fundo de Garantia não passa de uma enganação. Sim, mas que outro Fundo de Garantia pode haver? Aí é que está. Para muitos o fundo de garantia é a família, os filhos; para outros é o dinheiro feito com muito suor, independente de empresas pagadoras ou patrões…

Para as mulheres, maioria absoluta, o grande fundo de garantia na vida é o casamento, coitadas… Alguns veem nos amigos seu melhor fundo de garantia, pode ser, mas…

Vim até aqui para dizer, ou tentar, é que o melhor Fundo de Garantia de que podemos dispor na vida é uma vida emocional de qualidade, sem sobressaltos neuróticos nem dependências de qualquer sorte. É a pessoa depender dela mesma no sentido emocional, ter sempre a melhor companhia junto dela, ela mesma. Poucas pessoas vivem assim. E chegando a este ponto da conversa, caímos na velha história do que é ser feliz… Muitas discussões, mas ser feliz é depender de si mesmo, jamais dele ou dela ou de algo. O melhor fundo de garantia emocional na vida é ter essa consciência, a de que não devemos depender de quem quer que seja para sermos felizes, nem depender de títulos ou distinções sociais. Eu comigo mesmo, você com você mesma/o, leitora/or. O mais é desespero ou enganação. O melhor Fundo de Garantia na vida é o investimento emocional em nós mesmos.

Verdade
Voltei a conversar esta semana com o pianista catarinense Alexandre Dietrich, velho amigo. Sempre que falo com um pianista renovo as minhas “velhas” perguntas, tipo quantas horas de treinos/ensaios por dia, quantas vezes teve que cancelar uma exibição por efeitos de uma LER, lesão por efeito repetitivo… essas coisas. E as respostas sempre as mesmas: muitas horas de prática todos os dias e “nunca” um show cancelado por lesão muscular nos dedos… E dessas repostas vem a minha indignação. Já conto a mais furiosa delas.

Falta dizer
Uma jovem, uma lacaia dessas que invadem colégios, sorrindo, declarou a um repórter de jornal que as invasões são a única forma de “sermos ouvidas”… disse a molambenta. Errado. Estudante tem como obrigação estudar, estudar e tirar notas altas, distintas. Se fizer isso, será ouvida/o, lacaios!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.