Forças e forças – leia a coluna do Prates deste sábado (26)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

26/09/2020 - 06:09

Trator tem muita força, você gostaria de tê-la por igual? Aposto que não, afinal, você sabe que o trator tem uma força motora resultante de um motor e muitos parafusos.

O diacho é que maioria dos humanos “fortões” que andam por aí não passam de tratores humanos, podem ter muita força física, mas ao cair, pastam… há os que têm força (social) financeira, pintam e bordam diante dos “desvalidos” da vida que se curvam diante do dinheiro. Maioria.

Há, também, as legiões de “poderosos” políticos, gente que vive fazendo negociatas repelentes para manter o poder, já nem falo dos plantonistas de agora em Brasília. Esses poderes, tipo poder de trator, não garantem bom sono nem saúde, são, isso sim, atropeladores da tranquilidade e da dignidade da cerviz ereta.

O poder, o único que devemos buscar, está ao alcance de qualquer pessoa, não exige diplomas, “seguranças” por perto nem favores de ninguém.

Esse é o poder da dignidade, dos olhos firmes nos olhos alheios, sejam de que for, é o poder dos que não precisam da falsa celebração alheia, senão da própria celebração de poder pessoal. E esse poder, leitora, tem mais força que todos os tratores da Caterpillar.

Aliás, esse é o poder que foi dado pela natureza às mulheres, mas as religiões e a educação “social”, por interesses financeiros e masculinos, foi “tentado” tirar das mulheres. Mas é poder natural delas, se acordarem para esse poder o mundo vai mudar para sempre e em poucas horas.

Os cuecas-úmidas vão ficar sem nada, senão da saia da mamãe, uma mulher, para buscar segurança. Quem chega, por exemplo, a uma reunião social, seja ela qual for, com quem quer que seja, não vai baixar os olhos para nenhum “falso poderoso” se for pessoa correta, com leitura diária de um jornal, bem-informada, e sem preço de negociação.

Bah, pessoas assim são odiadas e não têm qualquer chance na arena política. Agora me diga, e quem não pode ser assim?

Já contei aqui que os melhores talentos matemáticos do Brasil são jovens, guris e gurias, de famílias pobres e estudantes de colégios públicos, isto é, pobres… os melhores.

Não são as grifes, os nomes de família, o que for, fora de nós, que nos dá poder. O único poder, o das correções e da coluna vertebral, o que não se “aluga”. Digamos isso às crianças.

Vetores

Crianças são em muitíssimas doenças vetores fulminantes, é o que vai acontecer se os ávidos por lucros retomarem as aulas presenciais. Muita gente vai se dar mal, e os professores por primeiro.

Não é hora de estupidez, ainda que saibamos que no Brasil essa hora vem desde os tempos de Cabral. Nunca saiu do poder…

O coronavírus está em todas as esquinas e ele gosta de crianças e aulas…

Vida

Tenho lido declarações de gente leviana, bah, por todos os lados. Mais homens que mulheres dizendo que a pandemia trouxe pelo menos uma vantagem: uma vida familiar mais próxima… coisas desse tipo.

E foi preciso uma pandemia para os estúpidos descobrirem a vida familiar, vida dentro de casa e não por aí, em lazeres baratos? Credo, que minguados!

Falta dizer

Os japoneses andam desde há muito de máscaras pelas ruas, os médicos cirurgiões não tiram a máscara por nada, e assim os dentistas, isso sem pandemia…

E agora, com um vírus mortal girando por todas as esquinas, broncos acham que as máscaras são desnecessárias e “doutores” de araque, inclusive, dizendo isso. Energúmenos!

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul