“Detesto beatos”

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

15/05/2019 - 07:05 - Atualizada em: 15/05/2019 - 07:33

Detesto beatos. Os falsos pios. Querem enganar a Deus, aos santos e aos anjos. Claro que falo numa linguagem teatral. Mas é isso o que a maioria do povo, e os beatos de modo especial, quer: enganar os outros, mas enganam a si mesmos antes de tudo. Conversa enrolada, você acha? Então, deixe-me, por favor, puxar a cortina.

É o seguinte, uma empresa internacional de pesquisas sobre bem-estar social, educação, valores éticos e salários (não lhe digo o nome) fez aos brasileiros a seguinte pergunta: -“Qual o aspecto mais importante para melhorar a sua vida”? Uma pergunta um tanto vaga.

A pesquisa foi publicada pela DataFolha, mas tem origem nessa empresa internacional. A reposta dos brasileiros, por maioria, deixou-me irritado pela falsidade. Disseram que o aspecto mais importante para que tenham uma vida melhor é a fé religiosa. Ah, que beatos de uma figa.

Se isso fosse verdade, se as pessoas de fato cressem como dizem crer, você acha, leitora esperta, que estaríamos a viver a vida que vivemos hoje no Brasil?

Quem de fato crê nem olha para os lados ao atravessar as avenidas da vida. A segurança, a confiança no seu deus, nos seus guias, nos seus espíritos, faria das pessoas indivíduos do bem, agradáveis, confiáveis e “casáveis”… Dos ditos fiéis da boca para fora estamos até aqui…

Ter fé, todavia, na água benta dos milagres, ah, isso sim. Mas não foi isso o que disseram os pios, disseram que a fé em Deus os ilumina e que essa é a principal condição para uma vida melhor. E a água benta dos milagres a que me refiro, você já sabe, é a água benta da testa, o suor.

Essa “água benta” faz milagres, todos os milagres das realizações humanas. Ou você conhece algum ser humano bem-sucedido que não tenha suado muito para chegar à vitória, seja ela qual for? Depois da fé, os brasileiros votaram nos estudos, na educação, nos vigores da saúde e só depois falaram em dinheiro. Também não é verdade essa lista.

A “brasileirada” dá um dedo por um baú de dinheiro, lê pouco e diz que estudar é importante, baita contradição. Mas o que me deixou irritado foi essa de dizer-se o povo com fé. Da boca para fora, por certo. Pai, perdoai-lhes, não sabem o que dizem…

Por que a fé religiosa é tão difícil entre nós? Uma singela razão: ninguém tem prova de nada. Prove-me céu, inferno ou alma imortal… A fé, verdadeira, jamais é contestada, a pessoa simplesmente deita e dorme com ela. Mas como ter fé sem provas? É por isso que são raros os possuídos da fé. Pudera!

 

Freud

O pai da Psicanálise, Sigmund Freud, deve ter lido a Bíblia para inspirar-se no que ele chamou de “Período de Molde”, que é a severa educação das crianças até, no máximo, os cinco anos de idade.

A Bíblia, nos Provérbios, 22:6 diz – “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Segundo Freud, depois do Período de Molde sobrevém a Compulsão à Repetição, que é exatamente isso preceituado nos Provérbios, repetir-se a pessoa no que aprendeu enquanto pequenina. Primor.

 

Falta dizer

Disciplina é sinônimo de amor na educação dos filhos, mas… Imbecis vociferam diante da palavra disciplina, não gostam, querem a desordem incendiária…

Não sabem, os estultos, que uma criança educada será um adulto mais forte e, antes de tudo, uma criança querida, apreciada por todos. Diferentes dos demoníacos que andam por aí, em maioria…