Cuidados caseiros – Leia a coluna do Prates desta terça-feira (28)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

28/07/2020 - 11:07 - Atualizada em: 28/07/2020 - 11:59

– Ah, essa não, a dengosa não sabe cuidar dos cabelos? Nem o dengoso saber fazer uma panela de arroz? Pensam que são o quê?

Ouça esta manchete, leitora, que acabei de ler: – “Com o isolamento causado pela pandemia, a aceitação dos cabelos brancos virou tendência entre as mulheres”.

E sabes por quê? Porque a maioria das dengosas não sabem nem lavar o cabelo, vivem socadas em salões de beleza. Tem cabimento uma mulher não saber pintar o cabelo em casa? Tem, tem muito cabimento com esses país e essa sociedade que temos.

Dos guris nem se fala. Os mandriões, maioria escandalosa, jamais pegou uma vassoura para varrer a casa, o pátio. Arrumar a cama, cuidar do banheiro e de suas próprias roupas? Nunca, isso é coisa para a “empregada” ou para a mamãe…

E o papai? – Ah, a última vez que o vi estava na sala vendo vídeos do campeonato turco da década de 90… É o que anda por aí.

Claro, comportadas as exceções, mas que não me venha alguém dizer que quando entra no banheiro fecha a porta como se isso fosse virtude e não obrigação “militar”.

Mas eu tenho outra manchete comigo, acabei de pegá-la num site de jornalismo, aliás, manchete que anda se repetindo à exaustão, mas que de nada vai adiantar para os broncos. E quem são os broncos? O que mais anda por aí…

A tal manchete diz que – “Retração no 2º semestre no país será a maior em 40 anos”. Então, vamos lá.

Se o emprego já andava por um fio, imagine com crise de produção, venda e consumo… – Ah, Prates, mas o pessoal vai continuar mesmo assim gastando em bobagens, em lazeres, viagens fúteis e a perder de vista o pagamento… Sei disso, mas há na vida um momento para tudo.

De repente, o pessoal das leviandades de consumo e lazeres será sacudido, de um modo ou de outro, que não seja por uma severa e apertada corda no pescoço. Poupar neste momento, como sempre, é artifício dos que serão salvos.

Ah, e quase esquecia, mulheres deixarem o cabelo branquear por não saber pintá-lo em casa, cruzes, muitos baixinhos da mamãe, maridos, vão riscar fora da caixa. Sutil… Cuidados pessoais são, antes de tudo, produtos caseiros. Certo, “vovós”?

Bruxa

Estranho? Nem tanto. Muito do que nos faz mal do ponto de vista alimentar não faz mal quando comemos sem saber. São poucos os casos em contrário.

E por que comemos algumas coisas e elas nos fazem mal? Porque pusemos na cabeça que faz mal. E a partir daí, faz mal. Não raro, comemos o que nos faz mal e não faz mal. Desconhecíamos o que estávamos a comer… A psicologia é bruxa má…

Valores

Manchete que se repete – “Crise de valores leva classe média ao crime”, diz antropólogo. E quem não sabe disso? Quem não sabe? Os cegos morais, pais dessa classe média e de todas as outras para cima.

São uns entupidos que só pensam em ostentar, trair, gastar em futilidades e dar liberdade aos filhos, afinal, educar dá trabalho. Filhos criados para não prestar jogam pais velhos em asilos…

Falta dizer

O que esperar de quem usa mais os pés e as mãos do que a cabeça? Um campeão de boxe, britânico, um tal de Billy Joe, apareceu nas redes sociais ensinando homens a bater em mulheres. Fazia as cenas socando um travesseiro.

Chamado às contas, ele disse que estava brincando e apagou tudo. Na minha delegacia, ele ia brincar com o travesseiro de outro jeito, bem “mãezinha”, ah, ia…

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul