Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Caminho errado – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

24/07/2023 - 06:07

Vou falar de uma notícia louca. “Louca” sem capacitismo, como hoje hipocritamente muitos dizem. Os hipócritas fingem ser justos, bondosos e mandam bala em que fala a verdade, falsos. A notícia envolve envelhecimento. Então, vamos lá. Há dois tipos de envelhecimento, o do corpo físico, o mais imediatamente notado, e o da cabeça, o modo como a pessoa pensa, vê e vive a vida. O envelhecimento da cabeça faz muito mais as pessoas sofrer que os danos do tempo sobre o corpo físico. O sujeito pode ter um corpo de atleta, ser um Atlas na vida física e um pobre diabo na vida mental, emocional. A notícia louca de que falei vem dos Estados Unidos, do Estado de Utah. Por lá, dia destes, ganhou manchetes um sujeito chamado Bryan Johnson. Esse cara tem 45 anos e gasta, em média, o equivalente a dois milhões de reais para não envelhecer. Dois milhões. Gasta em consultas médicas, alimentos “especiais” e coquetéis de medicamentos, de vitaminas a não sei mais o que… Cara completamente fora da casinha. O envelhecimento é inevitável, quem não sabe disso, então, qual é o objetivo do americano em não querer envelhecer? Não há como evitar, mas… Aí é que está, e mais uma vez, volto às minhas propostas habituais. O pior envelhecimento é o envelhecimento da cabeça, o de não ter um propósito por que lutar, o de não ver graça em nada senão na vaidade. Sem valores pessoais que nos elevem o ânimo é acelerar o passo para a velhice, a pior de todas, a dos vazios. Querer segurar o tempo pelo rabicho é uma estupidez tão grande que fico a pensar se o sujeito não está fazendo esse alarde só para aparecer… – Ah, esquecia de dizer, o Bryan é podre de rico, ele tem empresas na área tecnológica digital. É daqueles que não sabe onde pôr o dinheiro e, pior ainda, não sabe onde colocar os pensamentos para viver um “pouquinho” melhor, só um pouquinho, afinal, sabemos que ser muito rico e feliz é quase uma impossibilidade, regra geral, não conheço exceções. Não é preciso gastos nem magias para não envelhecer, para não envelhecer basta um propósito, na verdade, um “amor”. No amor, e com amor, reacende-se a juventude, pobre Rhyan, não sabe disso!

CARA

As notícias têm a cara de muita gente que conheço! A primeira notícia diz que – “Santa Catarina tem taxa de inadimplência maior que a média nacional”. E a segunda afirma que – “Tráfego de passageiros aéreos cresce 39%”. Quer dizer que nossos “amigos” estão com a corda no pescoço, devendo uma vela pra cada santo, mas não abrem mão daquela saidinha de lazer? Ou será que estão viajando para fazer negócios? Ah, sei, a culpa é dos governos…

ORDINÁRIOS

Que pessoas desprezíveis Ouça esta manchete nacional – “Brasileiros chegam a gastar mais de R$ 200 mil para ter bebê nos Estados Unidos”. Ordinários, juntam o que têm e o que não têm para ter filho nascido nos EUA, para que a criança volte com dupla cidadania. O Brasil é hoje 200 vezes melhor que os Estados Unidos, mas os desprezíveis querem Tinham que ser desterrados.

FALTA DIZER

De fato, se o rebanho humano não for puxado pela corda da compostura e do respeito, babaus, vai-se o boi com a corda. Na Itália, em razão das temperaturas infernais, prefeituras colocaram fiscais nas ruas para advertir e multar quem anda com roupas inadequadas, mulheres quase de calcinhas e homens de sunga. Ferro nos “acalorados”. Aplausos, manos italianos.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.