Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cair em tentação – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

13/11/2023 - 06:11

Tentação é um bicho do mato, daqueles bichos que chegam fazendo carinhos, sacudindo o rabinho, mas… A tentação está sempre nos piscando para nos derrubar… O difícil é não cair na tentação, nas graças do “bichinho”. Só por milagre escapamos de todas as tentações. Digo isso para pavimentar a nossa conversa de hoje, tentação, bah, perigo medonho! Acabo de ler a história de um sujeito de 21 anos, uma criança, jogador de futebol da Série B do Campeonato Nacional, história triste. Esse sujeito caiu em tentação, foi descoberto e proibido de jogar futebol, tanto aqui no Brasil quanto no exterior. Por quê? Caiu na tentação de ganhar um dinheirinho por fora dos gramados, aliciando companheiros, e ele mesmo, a cometer certas faltas durantes as partidas. Essas faltas fazem parte de um grupo de apostas, tudo fora da lei, que premia “acertadores” e compromete a honestidade de jogadores que aceitam entrar na treta. Esse sujeito de quem falei, 21 anos, está enrascado, não sabe mais nada da vida senão varrer calçadas e olhar os aviões passar… – “Ah, mas então se justifica ter caído em tentação”! Nada justifica, nem mesmo quando a safadeza não é descoberta. Temos um tribunal moral inconsciente dentro de nós, esse tribunal não deixa passar nada. O pior dos bandidos se pune, sem que ele saiba, pelos delitos que comete. É lei da vida. Um sujeito se vender por um cartão amarelo é de doer. Arrependido? Ele diz estar até aos dentes. E adianta? Agora é tarde. Pensar antes, segurar o tchan nunca faz mal a ninguém. Cansei de viajar pelo Brasil e pelo mundo como narrador de futebol. Tinha colegas que mal entravam no avião e já começavam a olhar para os lados, já se preparavam para pular o muro, tapear a mulher que ficara em casa. Os caras não caiam em tentação, procuravam pela tentação. Aliás, a mulher de um desses colegas um dia ficou sabendo das safadezas do marido nas viagens, ela simplesmente condicionou o casamento: ou tu não viajas mais ou acabou! O cara encerrou a carreira. Quase inacreditável. A tentação está por todos os cantos, bichinho matreiro… Os que caem em tentação por safadezas no ambiente de trabalho vão se encontrar com o bichinho da tentação, bem ali, no olho da rua…

REPETIÇÃO

Já falei disso aqui, mas sabemos que a repetição é mãe do aprendizado. Uma editora do programa de televisão “The Morning Show”, dos Estados Unidos, disse que – “É preciso apelar a situações sem pé nem cabeça, tediosas, repetitivas ou grotescamente dramáticas para manter o telespectador sintonizado”. Vale dizer, o povinho quer lixo, quer ver os seus “tipos” na tela, sempre do pior para obter a “maior” audiência. Credo, que nojo! É o que as “grandes” tevês também estão fazendo por aqui. Grandes?

ELAS

Se elas arrebentarem a corda, ah, a história vai mudar, ô, se vai… Mulheres estão acampando no Vaticano pedindo respeito e participação por igual delas nos ritos católicos. Por que não podem oficiar os chamados “sacramentos”, por que não podem rezar missa, por que só podem varrer as igrejas e limpar os

altares? E elas têm perguntado aos padres, vocês são donos de Deus? Chega de patriarcado na Igreja, gritam elas. Finalmente…

FALTA DIZER

Agora, a minha opinião sobre esses protestos de mulheres católicas no Vaticano… Se um dia “viesse” a acontecer de mulheres iguais a homens nos ritos da Igreja, bah, seria uma debandada das próprias mulheres. Elas lutam pela causa, mas não se toleram… Paradoxo psiquiátrico.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.