Amanhã, prometo! – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

18/03/2023 - 05:03

Quem espera sempre alcança, diz o ingênuo ditado popular. Negativo, quem espera dança. E dança feio. Prefiro cantar Geraldo Vandré que dizia que – “Esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer…”.

Muito melhor. Mas a turma por aí costuma pagar para ver, espera acontecer para só então se coçar. Isso quando se coça. Para a maioria que anda por aí bem melhor é apontar o dedo para alguém e culpar esse alguém. As tragédias sociais depois de uma chuvinha um pouco mais forte, por exemplo, são constantes entre nós…

E as autoridades entupidas fazem alguma coisa? Depois que a coisa acontece são os primeiros a aparecer, ainda que as eleições estejam longe, mas marcam presença, pegam aviões, pintam e bordam diante dos repórteres… Matreiros. As coisas têm que começar a mudar “hoje”.

Não deixar nada para amanhã, amanhã é o dia favorito dos perdedores, dos vazios existenciais, dos que acreditam em “milagres”… O jovem não estuda – é órfão de pais vivos – mas “amanhã” ele diz que vai estudar. Não vai, quem sabe faz a hora não espera ser reprovado.

Outro diz uma ofensa à mulher e sai batendo a porta. Não vai lá dentro e diz a ela que errou. Os atolados acham-se sempre com razão. Ficam esperando que ela venha ajeitar a situação ruim por eles criada… Amanhã ela vem, pensa o covarde.

E assim com tudo, sempre o amanhã. O Brasil é o país do amanhã, ouço isso desde piá. E o que dizer da poupança? Fica sempre para amanhã, quando sobrar dinheiro. Não vai sobrar, é preciso fazer sobrar, cortar os secundários das despesas e focar-se nos fundamentais, nos indispensáveis.

Fazendo isso “hoje”, não vai faltar amanhã. Quem cumpre seus deveres de hoje pode suspirar pelo amanhã, mas não como amanhã e sim como um novo hoje. Só esperam e vivem no amanhã os frouxos. Isso vale muito para as amizades.

Frequentemente, temos amigos que são um tanto encaramujados, dificilmente saem da casca, esperar por uma ligação deles é cansativo, por que então nós não ligamos? Ah, vou esperar até amanhã! Pode ser tarde. Com cabeça arejada seremos arejados, e os arejados sabem que a felicidade mora no hoje, jamais nos amanhãs…

FUGA

Fato. Um grupo de amigos conversando. Certa altura, uma mulher diz que não aguenta ficar muito tempo sem viajar, diz que faz várias viagens por ano e só não faz mais ou porque está apertada de grana ou sem tempo no trabalho. Bonito? Nada disso.

Fuga. Ela foge dela mesma, foge de pessoas, mas… Tudo inconsciente, ela não quer ver a verdade e foge das verdades. A Psicologia é bruxa má, ela puxa as máscaras…

MODERNOS

Reticências aos povos chamados de desenvolvidos. Você sabia que a eutanásia é lei no Canadá desde 2016? Mais de 30 mil pessoas já morreram, “dentro da lei”. Pediram para morrer, pessoas com graves enfermidades, mas… A coisa vai adiante.

A partir deste mês de março a eutanásia vai ser estendida para pessoas com depressão e que pedirão para morrer. Tudo numa boa, dentro da lei. Penso que no Brasil, se depender de muitíssimos “doutores”, a lei entra em vigor amanhã. Em saúde não pode haver desesperança. Incompetentes!

FALTA DIZER

Estive semana passada em Jaraguá do Sul para fazer uma palestra num evento da Gumz Contabilidade e Consultoria Empresarial. Que beleza, quanta gente e quantos leitores e ouvintes conheci bem de perto. Um novo ânimo. Grandes eventos produzem energia e motivação. Valeu, pessoal.