Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alma e coração – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

29/03/2023 - 05:03

Acabo de ler uma frase que me fez pensar. Mas antes de levá-la adiante, lembrei-me que hoje o que está valendo na vida das pessoas (das pessoas levianas) é o status, as curtidas que os tolos ganham nas redes sociais.

Não se iluda, quanto mais brega, rasteira, vulgar e vazia for a pessoa, mais ela tem seguidores. As pessoas, por maioria, são arrastadas pelos rasteiros. Sim, você tem razão, a maioria é formada pelos rasteiros, afinal, quem não sabe que bons samaritanos são tão raros quanto os políticos “honestos”…

A frase a que me referi é muito mais indicada para os mais velhos que para os mais moços. Os moços ainda têm a cabeça nas nuvens, estão noutra… O problema são os mais velhos. A frase a que me referi é esta: – “Escolha seus amigos desta fase da vida pela sua alma e pelo seu coração. Não pela sua conta bancária”.

Gostei e já vou logo dando um exemplo. Vamos supor que você, leitora, que você, leitor, seja uma pessoa pobre e esteja agora a passar por diversas e severas dificuldades. E na esquina da rua onde você mora, mora um milionário.

Cara cheio de dinheiro. Esse sujeito sabe onde você mora e sabe das dificuldades por que estas passando, será que ele vai dar uma passadinha aí na sua casa e perguntar em que ele pode ajudar, será? Óbvio que não, você que se lasque.

Já um de fato amigo, mas pobre como rato de igreja, de bom coração, bem provável, sabendo de suas dificuldades, vai passar em sua casa e perguntar se ele pode ajudar em alguma coisa. Por que a diferença entre o ricaço e o amigo pobre?

Porque o ricaço tem a alma ocupada pela ganância, pagar um pão de queijo para um pobre é baita despesa para ele… Cartas marcadas. Quem tem coração, alma, ajuda, estende a mão, como o fez o bom samaritano. – Ah, mas tu estas dizendo isso porque tu és um pobretão!

Até pode ser, mas antes de pobretão, observador. É muitíssimo melhor na vida ter amigos, amigos daqueles que chegam antes dos bombeiros se souberem que nossa casa está em chamas, do que ter “amigos” sem alma nem coração. Quem faz as escolhas? Nós, como de resto em tudo na vida.

PREGUIÇA

Trabalhadores franceses estão em guerra com o governo. O governo elevou a idade mínima da aposentadoria de 62 para 64 anos. Quer dizer, aposentadorias na “adolescência”.

E a semana de trabalho dos franceses é de 35 horas semanais, nós por aqui somos de 48 horas, senão mais. São franceses, moram perto da Torre Eiffel, trabalham pouco, querem aposentadoria mais cedo e… São também os campeões de suicídio na Europa. Tudo se explica. Pela psiquiatria…

ESTRESSE

O estresse é a porta de entrada de todas as doenças em nosso corpo. Sem os desgastes do estresse (que é uma reação aos estímulos que nos cercam) viveríamos como Matusalém… Basicamente, são três as fontes do estresse: Família, trabalho e o ambiente onde circulamos.

E segundo os psicólogos, de longe os estresses familiares são os piores. De fato, os “ninhos” têm predadores…

FALTA DIZER

Uma empresa que respeite seus clientes não deixa o telefone tocar por mais de três vezes. A empresa, ou instituição, que o deixar, não presta.

Um dos embustes é você ligar e depois ficar teclando outros números, até cair a ligação… E vai de novo, até cansar e desistir. No Brasil, a melhor ligação é o pé na porta… Gentalha do “nem-aí”…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.