A vara também educa – Leia a coluna do Prates desta quinta-feira (16)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

16/07/2020 - 11:07 - Atualizada em: 16/07/2020 - 11:41

Quando digo que estamos às vésperas do fim dos tempos, alguns fazem bico, são os festivos da plateia dos vazios, dos inanes, dos perdidos. – Ai, cara, como tu és grosso! Grosso é quem não se respeita e menos ainda respeita os outros, ponha a carapuça quem quiser…

Às últimas horas, um conhecido me mostrou um vídeo, dessas nojentas redes sociais, que estava fazendo um baita sucesso. O vídeo mostrava um menino, um aprendiz de vagabundo, que incentivado, é claro, pelos adultos que o crescem para a vida, dizia-se um baita…

E contava do que ele fazia. Um nojo só. E a “adultada” pelo Brasil todo achando graça, batendo palmas. Agora é assim, esse guri não conheceu até agora a vara bíblica. A vara é vara mesmo ou pela “exegese” significa dureza máxima na educação? Dúvidas? Vamos à Bíblia.

Provérbios 29: 15 – “Vara e correção dão sabedoria; o menino abandonado à sua vontade se torna a vergonha da mãe”. Faltou, de modo imperdoável, a palavra pai.

Não é só a mãe que educa, o cueca-úmida, o pai, também tem que educar, era só o que faltava. Mas veja bem, o Livro fala em vara, correção e menino. Menino, não menina…

Um pouco mais adiante, ainda em Provérbios, agora no capítulo 23, versículo 13, lê-se: – “Não poupes ao menino a correção, se tu o castigares com a vara ele não morrerá, castigando-o com a vara salvará sua vida da morada dos mortos”. Vara, outra vez.

A expressão “não morrerá” significa não será um nada para a vida, não será uma pessoa anulada para o viver bem… E morada dos mortos refere-se, num sentido figurado, morada dos mortos-vivos, das nulidades…

Lembrei-me destas passagens da Bíblia porque agora temos um Ministro da Educação evangélico. Gostei das primeiras entrevistas do Milton Ribeiro. Gostei. Ele falou em “disciplina” nas escolas, universidades, perfeito

Foi o primeiro ministro da Educação que até hoje falou sobre isso. Os demais moscas-mortas nunca abriram a boca para falar em disciplina, indiretamente educação moral e cívica.

Um guri ser colocado em redes sociais para dizer que é um baita peidorreiro é caso de vara bíblica e de cadeia para os pais. Mas quem vai fazer isso, quem vai “ousar” puni-los? Sem esperanças no horizonte, salvo se… Ah, agora me dou conta, a contagem está regressiva…

Momento

Hoje sei que perdi tempo em fazer Psicologia na PUC/RS. Gastei um dinheirão em cinco anos e… Agora qualquer um se anuncia como (psico) terapeuta existencial.

Aliás, no programa Vai Que Cola, da MultiShow, a personagem Jéssica diz ao irmão: “Tu não dá pra nada, vai ser coach, cara”!

Um abuso, vultos sem eira nem beira anunciando-se como “psicanalistas”, terapeutas, coaches clínicos… É o Brasil, onde os nadas estão no poder…

Jovens

Tenho uma pesquisa do IBGE que diz que 37% dos jovens brasileiros de 15 a 25 anos não completaram nem o ensino fundamental. Será que vão virar coaches, terapeutas? E por que não estudaram?

Podem dizer o que disserem, só não podem dizer que no Brasil alguém está fora da possibilidade de estudar. Salvo por vadiagem…

Falta dizer

Segundo o pessoal da Universidade da Moda, de Nova Iorque, 70% dos americanos acreditam que as pessoas daqui para frente devem cobrir o rosto sempre ou quase sempre em ambientes públicos. Bah, pessoal, é isso.

O convívio mata os mitos e mata as pessoas. Nada mais sujo que o fungar, tossir e espirrar dos humanos. Os bichos são mais limpos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul